Doutor Jairo
Leia » Consciência

Vacina e consumo responsável de álcool: o que existe em comum?

Tomar vacina, assim como beber de forma responsável, é se cuidar e cuidar dos outros também
Tomar vacina, assim como beber de forma responsável, é se cuidar e cuidar dos outros também - iStock

Redação Publicado em 28/03/2021, às 11h00

No momento dramático que enfrentamos em relação à pandemia do novo coronavírus está claro que as medidas que podem nos preservar como indivíduos e sociedade é o respeito ao distanciamento social, uso de máscara, higiene das mãos e a vacina. Tudo isso implica em uma questão única:  um comportamento consciente e responsável para minha vida e para a vida dos outros.

Cada um de nós pode ser um elo na cadeia de transmissão do vírus ou um obstáculo à sua propagação. Cada vez que eu fico em casa, lavo as mãos, coloco a máscara ou tomo vacina quando chegar minha vez, eu passo a ser uma barreira a mais para o coronavírus.

Se cuidar e cuidar do outro

Por isso é tão importante que todos nós possamos nos imunizar contra a covid, da mesma forma que adotamos essa proteção cada vez que nos vacinamos contra outras tantas infecções transmissíveis que assolaram e ainda assolam a humanidade. Não acredite em fake news sobre vacina, converse com seu médico e se proteja assim que puder. Tomar vacina é se cuidar e cuidar do outro.

Consumo responsável de álcool

Da mesma forma que se vacinar é uma atitude que impacta a minha saúde e a saúde da sociedade, adotar um padrão de consumo consciente e responsável de álcool vai na mesma direção. Quando eu bebo de forma moderada eu me protejo e, por tabela, não impacto negativamente meu grupo social.

De forma contrária, se eu abuso do consumo de álcool, me coloco em situações de risco que podem ser prejudiciais não só à minha saúde e à minha vida, como para a sociedade de forma geral. Quem bebe e assume o volante, por exemplo, torna-se um perigo para todos.

Na pandemia, até como forma de tentar atenuar o sofrimento psíquico e diversos tipos de perdas e lutos, muitas pessoas passaram a beber mais e com maior frequência. Essa mudança de padrão pode trazer consequências preocupantes. Se eu começo a beber demais, posso me colocar em risco não somente em relação ao álcool, mas também em me expor mais à infecção pelo coronavírus, já que a chance de me proteger, de usar máscara e adotar outras medidas de segurança pode cair. Nesse sentido, o consumo responsável de álcool pode proteger duplamente você e a sociedade.  

Cuide-se!

O momento é preocupante e exige medidas mais rígidas de atenção com você mesmo e maior responsabilidade com os outros. Modere no álcool e tome a vacina assim ela chegar!

Quer saber mais sobre consumo responsável? Você encontra informações no site DRINKiQ.

Ouça também: