Doutor Jairo
Leia » Saúde mental

Covid-19: pessoas que perderam entes queridos precisam de apoio maior

Restrições impostas pela pandemia reduziu apoio social e físico em momentos de luto - iStock
Restrições impostas pela pandemia reduziu apoio social e físico em momentos de luto - iStock

Redação Publicado em 26/02/2021, às 11h00

Um pesquisa realizada pela Universidade de Curtin, e publicada no Journal of Pain and Symptom Management, descobriu que pessoas que sofreram com a morte por Covid-19 de algum familiar ou amigo próximo se beneficiariam com apoio ao luto para reduzir o alto risco de apresentar problemas em áreas importantes da vida cotidiana. 

Segundo os pesquisadores, o estudo é o primeiro a focar em fatores psicológicos que explicam o porquê pessoas em luto pelo coronavírus podem experimentar maiores desafios no trabalho, lazer e nos relacionamentos

Foram examinadas pessoas nos Estados Unidos que perderam uma pessoa próxima para a Covid-19. Com os resultados, descobriu-se fatores psicológicos relevantes como o sofrimento de separação, luto disfuncional e transtorno de estresse pós-traumático. Todos esses aspectos poderiam explicar os problemas enfrentados pelos participantes em áreas importantes da vida. 

Intensidade do luto 

Pesquisas anteriores já mostraram que o luto pelas mortes durante a pandemia foi sentido de maneira mais profunda e intensa, quando comparado com o de mortes que aconteceram antes desse período e às mortes por outras causas naturais. 

Para os estudiosos, esse agravamento do sentimento de luto está fortemente relacionado a todas as restrições adotadas com intuito de evitar contaminação pela Covid-19. O acesso dos familiares aos entes queridos que faleceram foi dificultado, limitando a realização e participação em rituais importantes como funerais, além de reduzir o apoio social e físico que receberiam de amigos e familiares em condições normais.  

Serviço de apoio 

Segundo os pesquisadores, o estudo enfatiza e alerta sobre a necessidade de oferecer apoio psicológico para pessoas que atravessam o período de luto, tanto pela Covid-19, como por qualquer outra razão. Uma das sugestões é adotar estratégias de integração dos cuidados psicológicos com cuidados paliativos, facilitando meios eficientes e econômicos de apoiar pessoas que estão lidando com esse sentimento. 

Além disso, é importante melhorar a triagem e avaliação dos indivíduos nessa situação e, juntamente com os serviços de apoio, desenvolver melhores terapias, intervenções e contar com maior oferta de especialistas em luto.

Veja também: