Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Comer frutas e vegetais reduz o estresse, diz pesquisa

A OMS recomenda o consumo de ao menos 400 gramas de frutas e verduras diariamente
A OMS recomenda o consumo de ao menos 400 gramas de frutas e verduras diariamente - Freepik

Redação Publicado em 13/05/2021, às 17h30

Uma nova pesquisa da Universidade Edith Cowan (Austrália) – publicada na Clinical Nutrition – revelou que dietas ricas em frutas e vegetais estão associadas a níveis mais baixos de estresse. Para isso, os pesquisadores analisaram 8.600 australianos entre 25 e 91 anos. 

As descobertas mostraram que pessoas que consumiam pelo menos 470 gramas de frutas e hortaliças diariamente tinham índices de estresse 10% mais baixos quando comparadas as que comiam uma quantidade menor que 230 gramas. Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de, ao menos, 400 gramas por dia. 

Para os pesquisadores, descobrir que pessoas que comem mais frutas e vegetais estão menos estressadas fortalece a hipótese de que a dieta balanceada desempenha um papel importante no bem-estar mental.

Saúde mental cada vez mais frágil 

As condições de saúde mental são um problema crescente em todo o mundo e não apenas na Austrália. Em números globais, aproximadamente uma em cada dez pessoas convive com algum transtorno de saúde mental

Segundo os pesquisadores, vivenciar momentos de estresse é considerado normal, porém, a exposição a níveis muito altos por longo prazo pode impactar significativamente a saúde, causando problemas como doenças cardíacas, diabetes, depressão e ansiedade

Além disso, os benefícios de ter uma dieta saudável já são muito bem conhecidos, mas, de acordo com a equipe, apenas um em cada dois australianos come duas porções recomendadas de frutas por dia - e menos de um em cada dez consome as cinco porções ideais de legumes diariamente. 

A resposta são os nutrientes?

Embora os mecanismos de como o consumo de frutas e vegetais influencia o estresse ainda não sejam claros, os pesquisadores acreditam que os nutrientes podem ajudar a explicar esse fenômeno. 

Tanto as frutas como os vegetais contam com nutrientes importantes, como: vitaminas, minerais, flavonoides e carotenoides. Esses dois últimos podem reduzir a inflamação e o estresse oxidativo – fatores conhecidos por serem capazes de aumentar o estresse, a ansiedade e o mau humor. 

Veja também: