Pular para o conteúdo

Dicas para saúde física e mental para adolescentes

Jairo Bouer

29 de maio


A revista Jama Pediatrics, da Associação Médica Americana, divulgou recentemente um guia para ajudar adolescentes a manter a saúde física, emocional e mental. As informações vêm em boa hora, já que muitos pais têm se preocupado com os impactos do isolamento social (e o consequente uso excessivo da tecnologia) para os filhos. Veja, abaixo, as dicas elaboradas por especialistas das universidades da Flórida e de Minnesota:

Coma bem

A recomendação é utilizar o esquema dos sinais de trânsito para escolher o que comer. Verde é para alimentos de baixa caloria, ricos em nutrientes e que podem ser consumidos a qualquer momento (frutas e legumes). Amarelo é para os que são ricos em calorias, mas também em nutrientes (nozes, queijos e grãos) – eles devem ser consumidos sem exageros. Já o vermelho, você já sabe, é para evitar: itens com alto teor calórico que não fornecem muitos nutrientes (sobremesas, frituras e refrigerantes). Na hora de montar o prato, encha metade com salada ou fruta. Faça da água a sua bebida preferida. Se puder, consulte um nutricionista.

Mexa-se

Ser ativo ajuda você a se sentir bem e também a dormir melhor. Tente praticar 60 minutos de atividade física por dia. O ideal é que, na maior parte desse tempo, a atividade faça você respirar com mais força e sua frequência cardíaca aumente. Isso inclui caminhar, andar de bicicleta, dançar, nadar, praticar esporte e fazer musculação. O importante é encontrar algo que você goste de fazer e que você faça com regularidade.

Durma direito

Sono suficiente e de boa qualidade é essencial para se manter saudável. Tente dormir de 8 a 10 horas toda noite. Deixe a TV, o computador e o smartphone fora do quarto, ou desligue esses eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.

Relaxe

Você pode controlar seu estresse com exercícios, dieta saudável e sono de qualidade. Técnicas de relaxamento, como meditação e ioga, bem como terapias que ajudam a reduzir o autodiálogo negativo, são muito úteis. Fazer uma boa leitura, ligar para um amigo, ouvir música, escrever ou passar tempo com seu animal de estimação também são outras formas de gerenciar o estresse. Não deixe de fazer algo que você ama todos os dias.

Defina metas

Aprender a estabelecer e cumprir metas é uma habilidade importante para a vida. Primeiro, identifique um objetivo viável e importante para você. Liste as coisas que precisam ser concluídas para alcançar a meta e comece a trabalhar nas tarefas que o ajudarão a chegar lá. Quando seu objetivo for atingido, se dê de presente uma recompensa que não seja comida.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS