Doutor Jairo
Leia » Nutrição

Dietas ricas em frutose podem prejudicar o sistema imunológico

Os pesquisadores também observaram que a frutose deixa as células vulneráveis ​​a "novos desafios metabólicos"
Os pesquisadores também observaram que a frutose deixa as células vulneráveis ​​a "novos desafios metabólicos" - iStock

Redação Publicado em 02/03/2021, às 10h54

Em qualquer dieta comum, o recomendado pelos médicos é que se coma um número mínimo de frutas para manter uma vida saudável. E, nesse tipo de alimento, encontramos um açúcar chamado “frutose”.

Porém, o que um novo estudo descobriu é que uma dieta rica em frutose pode impedir o sistema imunológico de funcionar corretamente. Mas não é da frutose obtida pela ingestão de frutas de que se está falando, e sim da forma concentrada desse açúcar, como o xarope de milho, por exemplo, largamente utilizado na indústria alimentícia e de bebidas.

Publicado na Nature Communications, em fevereiro, o estudo analisou como as células humanas e de camundongo responderam à exposição à frutose. O resultado indicou que uma dieta rica em frutose concentrada pode prejudicar o funcionamento do sistema imunológico.

Como isso ocorre?

Os pesquisadores descobriram que a frutose causa inflamação no sistema imunológico. Por conta disso, há uma maior produção de moléculas mais reativas, que estão associadas à inflamação.

O problema é que, com esse tipo de inflamação, pode haver danificação de células e tecidos, além de contribuir para que órgãos e sistemas não funcionem bem e desencadeiem doenças.

“Nosso estudo é empolgante porque nos leva um passo adiante no sentido de compreender por que algumas dietas podem levar a problemas de saúde”, explica Emma Vincent, autora do estudo e pesquisadora da Bristol Medical School.

“A pesquisa sobre os diferentes componentes de nossa dieta pode nos ajudar a entender o que pode contribuir para a inflamação e a doença e o que pode ser melhor aproveitado para melhorar a saúde e o bem-estar”, conclui Nick Jones, um dos autores do estudo e imunologista em Swansea Faculdade de Medicina.

Então devemos parar de comer frutas?

Não! Comer frutas, bem como outros legumes e verduras, é essencial à saúde. No entanto, é preciso cautela com o consumo de produtos que contenham formas concentradas de frutose, presentes em confeitos, bebidas doces e uma variedade de comida processada.