Doutor Jairo
Ouça » Tira Dúvidas

Dieta radical: é possível emagrecer muito rápido e manter?

Precisamos estar atentos ao famoso "efeito sanfona"
Precisamos estar atentos ao famoso "efeito sanfona" - Freepik

Redação Publicado em 22/02/2021, às 09h00

Emagrecer muito rápido funciona? Estou fazendo uma dieta radical!

Muito cuidado com essa história de emagrecer rápido demais fazendo dietas radicais. Uma reeducação alimentar deve passar por uma consulta com um profissional, de preferência um nutricionista, para que ele possa te orientar sobre como seguir essa trajetória de reeducação. 

Sempre que emagrecemos muito rápido, existe o “efeito sanfona”: quem tende a perder peso muito rápido, também tende a ganhar peso muito rápido se não fizer mudanças importantes no estilo de vida. A mudança da alimentação, normalmente, precisa ser acompanhada por uma mudança de atividade física e também pela forma como você encara essas transformações todas.

Portanto, sempre que você quiser fazer uma mudança na sua alimentação, o ideal é procurar um profissional que possa te orientar da melhor forma possível para que você faça as mudanças adequadas para você e que sejam possíveis de incorporar ao seu estilo de vida. Afinal, não basta fazer uma dieta radical durante uma semana, perder 5 kg e depois voltar a ganhar tudo ou até mais.