Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Quando fico estressada como mais; o que fazer?

Meditação e atividades físicas são mecanismos que podem ajudar no alívio do estresse
Meditação e atividades físicas são mecanismos que podem ajudar no alívio do estresse - iStock

Redação Publicado em 22/04/2021, às 09h00

Doutor, quando estou estressada, eu acho que como mais e pior. O que eu posso fazer? 

O primeiro passo é conseguir determinar uma relação entre estar estressada e ter uma alimentação inadequada. Quando essa associação está clara, é importante que a pessoa, além de cuidar da alimentação, também busque as questões causadoras desse estresse.

Um ponto fundamental é perguntar para si mesmo o porquê de tanto estresse. Muitas pessoas andam mais estressadas do que o normal, principalmente durante a pandemia. Uma vez localizadas as razões para o problema, o ideal é procurar saber como lidar com ele, ou seja, como evitar o estresse e quais são os mecanismos disponíveis - sem ser a comida - capazes de ajudar a aliviar esse sentimento.

Não deixe de pedir ajuda 

Para recapitular, confira as recomendações: 

1- Perceba o que está causando o estresse

2- Tente evitar essas causas

3- Desenvolva mecanismos para lidar com esse estresse como relaxamento, meditação, atividade física ou alguma prática que seja prazerosa. 

Se estiver muito difícil, procure um especialista que irá ajudar na identificação das razões e na busca pela solução do problema. Inclusive, atualmente, existem diversos nutricionistas especializados nessa questão do comportamento alimentar.