Doutor Jairo
Testeira
Colunas / Lilian Akemi Ota » Vaidade

Estresse físico e mental fazem seu cabelo ficar branco mais cedo

Radicais livres danificam ou destroem a produção de pigmento do fio capilar - iStock
Radicais livres danificam ou destroem a produção de pigmento do fio capilar - iStock

Lilian Akemi Ota Publicado em 26/05/2021, às 10h00

O termo científico para o aparecimento de cabelos brancos é canície.

Nos caucasianos, é comum surgirem os primeiros fios brancos a partir da terceira década de vida e nos afrodescendentes, em torno dos 45 anos.

A canície precoce, entretanto, pode ocorrer antes dos 20 anos, e há, ainda, algumas síndromes raras que cursam com o embranquecimento dos fios desde a infância.

O que acontece?

Todo folículo piloso tem na sua base um conjunto de células (melanócitos) que fabricam o pigmento melanina. Esse pigmento é o responsável pela cor dos fios.

Quando ocorre algum distúrbio que altere a função desses melanócitos, eles perdem a capacidade de produzir o pigmento e, dessa forma, o fio se torna esbranquiçado.

Fatores de risco

Os principais fatores que levam à essa alteração estão ligados a danos nos melanócitos, causados pela produção de radicais livres que destroem ou danificam a produção de pigmento do fio capilar.

[Colocar ALT]
No ano passado, a atriz Samara Felippo anunciou nas redes sociais que deixaria de tingir os cabelos brancos

Assim, excesso de sol, alcoolismo, tabagismo, dietas desequilibradas, atividade física exagerada, bem como desordens do humor, como depressão, insônia e nervosismo – ou seja, estresse físico e/ou mental –,  acarretam maior produção de radicais livres em pessoas que têm maior predisposição genética à canície. Isso faz com que comecem a apresentar o problema precocemente.

Além disso, algumas doenças autoimunes, como o hipertireoidismo, hipotireoidismo, e vitiligo, e também anemia perniciosa, osteopenia e doenças coronárias podem estar relacionadas com o distúrbio.

Tem como evitar?

Não há tratamento definitivo até o momento, sendo comum a camuflagem por meio das tinturas e outras substâncias que vão se depositando na haste, tornando-os pigmentados.