Doutor Jairo
Assista » Dúvida

É normal um homem casado continuar se masturbando?

Se a masturbação não atrapalha a vida sexual, o casal deve mantê-la no cotidiano
Se a masturbação não atrapalha a vida sexual, o casal deve mantê-la no cotidiano - iStock

Redação Publicado em 03/05/2021, às 14h38

Doutor, é normal um homem casado continuar a se masturbar? 

Sim, é normal. Tanto os homens como as mulheres casadas podem – e devem – continuar realizando a masturbação sem nenhum problema. 

A única questão está se a pessoa ficar apenas na masturbação e acabar deixando a parceira ou parceiro “na mão”. Ser casado não é impeditivo para se masturbar, porém é importante não esquecer do outro. 

Pode ser falta de interesse?

A masturbação é um processo natural que pode fazer parte do cotidiano de muitos homens casados, mas isso não significa que o marido não tenha mais interesse na parceira, só que está buscando outras formas de obter prazer.

Muitas mulheres casadas também se masturbam. É um momento de fantasia, de elas ficarem com elas mesmas e conhecerem melhor o próprio corpo. Caso essa prática atrapalhe o relacionamento e a pessoa passe a não dar a devida importância para a relação sexual do casal, aí sim pode gerar um conflito. 

Seja criativo

Vale lembrar que a diminuição das relações sexuais é comum em relacionamentos longos. Muitos casais que estão juntos há muito tempo contam que, depois de anos de convivência, a frequência da vida sexual cai e masturbação pode aparecer como uma das alternativas.

Por isso, é importante procurar ter criatividade, pensar em outras possibilidades e testar novidades na hora do sexo. Em situações como essa – e em qualquer outra questão que venha acontecer na relação de um casal – o ideal é conversar com o parceiro ou parceira para que  possam avaliar melhor o relacionamento e manter uma frequência que seja interessante para ambos. Além disso, não pode se acomodar. Fazer um investimento é legal para ter um retorno maior.