Doutor Jairo
Assista » Sexo

Fazer atividade física depois da masturbação é perigoso?

Alguns homens, após a masturbação, apresentam cansaço, sonolência ou preguiça
Alguns homens, após a masturbação, apresentam cansaço, sonolência ou preguiça - iStock

Redação Publicado em 26/04/2021, às 14h50

Doutor, tem algum problema em fazer atividade física depois da masturbação? Sonolência, fraqueza, desânimo, AVC, infarto, entre outros?

Não, nenhum problema. A masturbação é uma prática sem maiores riscos para a saúde. 

Inclusive, alguns estudos mostram que a prática sexual ou masturbação um pouco antes da atividade física pode até ajudar na liberação de testosterona e, consequentemente, melhorar o desempenho no esporte ou na prática de exercícios. 

Portanto, uma coisa não interfere na outra e fazer alguma atividade física logo após a masturbação não oferece perigo algum. 

Depressão pós-masturbação  

A depressão pós-masturbação afeta alguns homens que, depois de se masturbarem e atingirem o orgasmo, acabam ficando um pouco desanimados. Porém, apesar da expressão utilizada, isso não é considerado uma depressão.

Provavelmente, essa reação está associada ao fato de, ao atingir o ápice com o orgasmo, logo após ocorre a diminuição desse prazer. Nesse momento máximo, acontece um gasto energético, emocional e psicológico que pode acabar levando o homem a se sentir mais cansado, com sono, com preguiça e até sem vontade de conversar. 

O aparecimento de alguma emoção negativa também pode afetar o homem que mantém uma relação muito complicada com a própria sexualidade, se sente culpado, teve uma educação repressora em casa ou faz parte de alguma religião que condena a prática da masturbação. Nesses casos, o indivíduo se masturba e depois se culpa.