Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

É normal se masturbar todos os dias, sendo casado?

Se a masturbação não atrapalha a vida sexual, o casal deve mantê-la no cotidiano
Se a masturbação não atrapalha a vida sexual, o casal deve mantê-la no cotidiano - Freepik

Redação Publicado em 20/03/2021, às 09h00

Sou casado há 17 anos e minha vida sexual é mais ou menos ativa. Quando acontece é muito bom, mas eu me masturbo todos os dias. É normal?

A diminuição das relações sexuais é supercomum nesses casos. Muitos casais que estão juntos há muito tempo contam que, depois de anos de convivência, a frequência da vida sexual cai. É aí que entra a importância de pensar em alternativas, ter criatividade e testar novidades na hora do sexo. 

Manter o diálogo e a conversa com o parceiro ou parceira é um ponto importante para que a gente possa manter uma frequência que seja interessante para ambos. Além disso, não pode se acomodar. Fazer um investimento é legal para ter um retorno maior. 

E a masturbação?

Em relação à masturbação, não há nenhum problema em praticá-la todos os dias. Desde que não atrapalhe a vida sexual e seja uma prática inserida no cotidiano como mais uma possibilidade de prazer

Entretanto, se isso for uma grande questão, causar certo incômodo para a parceira ou tirar o desejo de fazer sexo com frequência, é necessário repensar a regularidade. 

Se não for o caso, é absolutamente normal que homens e mulheres, mesmo casados, continuem a ter seus momentos de masturbação sem maiores problemas. 

Confira, aqui, qual o tempo médio de uma masturbação