Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Fizemos sexo sem camisinha e não gozei; ela pode engravidar?

Para ocorrer uma gravidez, o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock
Para ocorrer uma gravidez, o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock

Redação Publicado em 05/01/2022, às 15h03

“Doutor, estou me borrando de medo e com muito peso na consciência. Brinquei com a minha namorada, a gente fez sexo, não gozei, mas não usamos camisinha. O que eu posso fazer?”

Antes de qualquer coisa, para todo mundo ficar tranquilo e evitar preocupações, é importante usar preservativo desde o começo da vida sexual e em todas as relações. Fazer sexo sem camisinha pode trazer diversos riscos para além da gravidez, como as infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Nesse caso, as chances de engravidar são muito pequenas porque não houve ejaculação. Porém, de qualquer forma, vale a menina acompanhar e, se a menstruação não descer, fazer um teste de gravidez e procurar a ajuda de um ginecologista. 

@jairobouer “DOUTOR, ME AJUDA! TÔ ME BORRANDO DE MEDO!”🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer

Quando o risco existe?

Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em umconjunto de líquidos chamado sêmen – ou esperma – e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal. 

Sendo assim, só há duas maneiras de engravidar: ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção – homem estando sem cueca, a mulher sem calcinha e ambos não usarem nenhum método contraceptivo, por exemplo – ou se a mulher ou o homem introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.  

Existe um pequeno risco, ainda, de algum espermatozoide escapar no líquido pré-ejaculatório, caso o homem tenha tido uma relação ou masturbação recente. É por isso que dizemos que coito interrompido não é um método seguro para evitar gravidez. 

Confira:

Evite erros ao usar a camisinha

A camisinha é um dos métodos contraceptivos mais eficazes e o único que, além de prevenir a gravidez indesejada, ainda evita as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, é importante saber usá-la da forma correta para evitar acidentes. 

Conheça dez erros comuns ao se usar o preservativo masculino e proteja-se de problemas nas próximas oportunidades:

  1. Esperar para colocar o preservativo depois que a relação sexual já começou;
  2. Tirar a camisinha antes de a relação terminar;
  3. Não usar proteção para fazer sexo oral;
  4. Colocar a camisinha do avesso, tirar e usar a mesma (mas dessa vez do lado certo);
  5. Usar objetos pontiagudos ou o próprio dente para abrir a camisinha;
  6. Reutilizar o preservativo;
  7. Não checar a data de validade;
  8. Usar uma camisinha do tamanho maior que o necessário;
  9. Guardar o preservativo na carteira ou em locais expostos ao calor;
  10. Usar óleos, cremes ou vaselina junto com a camisinha (a regra é usar só lubrificante à base de água).

Vale lembrar que é preciso tirar o ar do reservatório ao colocar a camisinha. Se aquele espacinho destinado ao sêmen ficar cheio de ar, o preservativo pode estourar. Por isso é que se deve apertar a ponta enquanto a camisinha é desenrolada sobre o pênis.

Outro detalhe importante é tirar o pênis da vagina antes que amoleça para evitar que o sêmen vaze de dentro da camisinha.

E um lembrete para quem é precavido demais: usar duas camisinhas ao mesmo tempo pode aumentar o risco de rompimentos, por isso, não é recomendável. Por fim, vale lembrar que a camisinha feminina é outra alternativa para o sexo seguro

Veja também: