Doutor Jairo
Assista » Tira Dúvidas

Masturbação ou sexo em excesso podem fazer mal?

Se focarmos em um único aspecto da nossa sexualidade, pode ser que abramos mão de outras possibilidades interessantes
Se focarmos em um único aspecto da nossa sexualidade, pode ser que abramos mão de outras possibilidades interessantes - Reprodução/YouTube

Dr. Jairo Bouer Publicado em 01/01/2021, às 15h00

Dizem que tudo o que é em excesso faz mal. Isso se aplica na masturbação ou no sexo? Por que esse assunto mexe tanto com nosso imaginário, tanto para as coisas boas, como infelizmente para as ruins?

Tudo em excesso faz mal, não só na questão da sexualidade, mas de uma forma geral nas nossas vidas. Vamos supor que eu comece a tomar muito suco de laranja todos os dias. Se eu passar a ficar focado só no suco de laranja, posso passar a ter problemas no estômago, pela acidez, posso ficar enjoado do suco, ele pode fazer eu ganhar peso por ser calórico. Ou seja, todo excesso pode ter consequências.

Isso vale também para o sexo. Se ficarmos focados em um único aspecto da nossa sexualidade, pode ser que estejamos abrindo mão de experimentar outras possibilidades que podem ser interessantes. Por exemplo, um indivíduo que só se masturba a ponto de ficar satisfeito apenas com isso, pode deixar de viver uma relação com outras pessoas ou até mesmo pode deixar de sair com amigos por estar tão focado em um único aspecto da vida dele. 

Então não é só no sexo, em qualquer situação das nossas vidas, tudo o que vem em excesso e ultrapassa o limite adequado para cada um pode trazer algum tipo de prejuízo para a vida da pessoa, deixando-a com uma visão parcial em relação a tudo o que ela poderia alcançar.