Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Fazer home office e dieta podem causar irritação excessiva?

O home office vem acompanhado de alguns desafios como conciliar trabalho e tarefas domésticas
O home office vem acompanhado de alguns desafios como conciliar trabalho e tarefas domésticas - iStock

Redação Publicado em 03/05/2021, às 08h00

Doutor, ando muito irritada nesse último mês desde que voltei para o home office e resolvi fazer uma dieta. O que pode estar acontecendo? 

Nesse caso, existem duas mudanças que podem estar levando a uma maior irritabilidade. Primeiro, ao precisar voltar ao home office – possivelmente em função da piora da pandemia no Brasil – todas as questões que envolvem essa prática também retornam. 

Entre elas estão a dificuldade de conciliar trabalho com as tarefas domésticas, com os cuidados com os filhos, vivenciar rotinas longas e exaustivas, e ter dificuldade para dormir. Tudo isso deixa a pessoa mais cansada, mais estressada e, consequentemente, mais irritada. 

 A alimentação também é culpada?

Além disso, ainda existe a questão da dieta. Dependendo do tipo e das restrições que ela impõe, a pessoa também pode ficar mal-humorada e irritada. Por exemplo, o corte abrupto do carboidrato da alimentação – um dos componentes clássicos a serem cortados na grande parte das dietas – também é capaz de deixar o indivíduo com uma irritação maior. 

Tem solução?

O primeiro passo para aliviar essa irritabilidade é ter calma e tentar se adaptar novamente a essa rotina. Talvez, em um primeiro momento, seja melhor pegar mais leve na dieta

Caso essas atitudes não sejam suficientes e não resolvam o problema, vale a pena procurar um médico ou um profissional de saúde mental. Afinal, irritação excessiva também pode ser sinal de um quadro de depressão ou de ansiedade.