Pular para o conteúdo

Choro, sono ruim e dificuldade de concentração: será que é depressão?

Jairo Bouer

24/09/2020 18:28




Dúvida da Diana: Jairo, sono ruim, dificuldade de concentração, crises de choro frequentes e irritação podem ser sinais de depressão?

Dr. Jairo Bouer: Diana, você está contando para a gente um conjunto de sintomas que podem indicar, sim, um transtorno depressivo.

Mas tudo isso pode sinalizar, também, que você está simplesmente estressada, sobrecarregada, cansada, talvez com uma síndrome de esgotamento que a gente chama de “burnout” por conta desse momento de quarentena ou isolamento .

A gente sabe que a rotina das pessoas virou de cabeça para baixo, as pessoas estão mais tempo em casa, veem menos os amigos e os familiares. Fora isso, a crise econômica, medo, incertezas, isso tudo pode levar a todas essas dificuldades que você está contando para a gente.

Para ter certeza, Diana seria legal a gente saber há quanto tempo isso está acontecendo, qual a intensidade disso, se isso tem piorado ou não, e aí eu acho que o ideal seria você talvez procurar uma consulta com um psicólogo ou um psiquiatra, você pode fazer essa consulta online mesmo, e juntos vocês vão entender se você tem, ou não, uma depressão. E, caso você não esteja com uma depressão, o que é que você pode mudar na tua rotina para aliviar um pouco o teu dia a dia.

Qualquer coisa volta a falar com a gente.

Veja também:

Saiba mais:

Será que é depressão? Veja os sintomas do transtorno

Como ajudar uma amiga com depressão?

 

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS