Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Estresse e falta de desejo sexual têm relação?

Altos níveis de estresse podem desencadear diversos problemas de saúde e estimular o ganho de peso - iStock
Altos níveis de estresse podem desencadear diversos problemas de saúde e estimular o ganho de peso - iStock

Redação Publicado em 08/07/2022, às 09h00

“Doutor, estresse e falta desejo têm relação? Depois que eu mudei de trabalho quase nunca mais pensei em sexo”

O estresse está relacionado com a falta ou com a diminuição do desejo e, até mesmo, com uma piora da performance sexual. Quando a pessoa está estressada, esse sentimento pode invadir várias áreas da sua vida, provocando dificuldades no trabalho, nos relacionamentos e ao fazer coisas que gosta, incluindo sexo.

Além disso, com o estresse, o corpo libera substâncias que podem interferir nos hormônios ligados ao desempenho sexual e ao desejo. Se a falta de libido surgiu após a mudança de emprego, a recomendação é investigar a relação com o trabalho: por que tanta tensão, ansiedade e estresse?

Se o indivíduo apresentar dificuldade para resolver isso sozinho, buscar ajuda de um profissional de saúde pode ser uma boa opção.      

[Colocar ALT]
Conheça, aqui, algumas dicas de como lidar com o estresse no trabalho

Como lidar melhor com o estresse?

Conheça três estratégias simples que podem ajudar no combate ao estresse, amenizando seus efeitos e proporcionando mais qualidade de vida.

1. Tenha um novo olhar sobre as coisas

Muito do estresse vem da forma como vemos as situações que encontramos pelo caminho. Por exemplo, duas pessoas podem assumir exatamente a mesma tarefa, mas apenas uma delas pode achar estressante. Parte disso tem relação com a personalidade, mas também com a narrativa interior, ou seja, com a forma como a pessoa enquadra as coisas em sua mente. Procure mudar a perspectiva para reduzir o número de estressores.

2. Queime a tensão

A atividade física pode reduzir os níveis de cortisol . Mas, para muitas pessoas, manter um cronograma diário de exercícios é estressante porque escolhem atividades que não gostam. Em vez disso, opte por fazer algo que você ama – jardinagem, caminhadas pela natureza ou yoga, por exemplo –, tudo isso tem potencial para retardar os efeitos do estresse. Ao fazer uma atividade que gostamos, é mais fácil manter a motivação. 

Confira:

3. Mantenha a organização

Você já passou 20 minutos procurando as chaves do carro ou tentando achar algum outro objeto? A desorganização pode ser indutora de estresse. Determinar um local para sempre colocar chaves, por exemplo, ajuda a reduzir esses incômodos diários. 

Planeje com antecedência outras estratégias que possam ajudar a gerenciar o estresse. Crie um tempo para exercícios, planeje refeições saudáveis e tenha um horário para ir para a cama e garantir que você esteja dormindo o suficiente. 

Além disso, se você sabe que vai encontrar um período estressante, pense com antecedência sobre como gostaria de gerenciá-lo. Ter um plano pode reduzir o nível de estresse.

Aos poucos, avalie e revise a abordagem para ver se está ou não funcionando, pois encontrar a combinação certa pode levar um tempo. Se você está tentando reduzir o estresse por conta própria e não está tendo sucesso, procure ajuda profissional.