Doutor Jairo
Leia » Saúde mental

Como saber quando é a hora de começar a terapia?

Se algo está diferente ou incomodando, o ideal é procurar ajuda de um terapeuta - iStock
Se algo está diferente ou incomodando, o ideal é procurar ajuda de um terapeuta - iStock

Milena Alvarez Publicado em 31/03/2021, às 17h00

Na verdade, essa é uma pergunta bem complexa e que não há uma resposta única. O cuidado com a saúde mental está cada vez mais em pauta, principalmente em um contexto de pandemia no qual não se pode ter contato com outras pessoas e muitos aspectos da vida acabaram fugindo do controle. 

Diferente do que muita gente acha, a psicoterapia é para todos os tipos de pessoa e não apenas para aquelas diagnosticadas com algum transtorno psicológico. Para o terapeuta Jean Von Hohendorff, é preciso desmistificar que “terapia é coisa de louco”. 

A psicoterapia é para todas aquelas pessoas que querem funcionar melhor e procuram um bem estar maior. Sempre digo que buscar ajuda na terapia é um ato de coragem porque, querendo ou não, vamos nos deparar com nós mesmos e tentar nos conhecer melhor”, pontuou. 

Será que eu preciso mesmo?

Frequentar a terapia envolve voltar o olhar para dentro de si para aprender a lidar e, muitas vezes descobrir, os medos, limites e capacidades. Por isso, a iniciativa de buscar essa ajuda depende da percepção de cada um. 

A psicoterapia deve ser procurada quando algo está incomodando, ou seja, está diferente do que costumava ser e a pessoa não consegue mais lidar com isso, seja um sentimento ou comportamento. 

“Geralmente, percebemos que precisamos de terapia quando não estamos funcionando como funcionávamos, isto é, estamos experimentando sentimentos que não costumávamos ter, não estamos conseguindo lidar com situações do dia a dia, sentindo-se sobrecarregado, sem energia ou ansioso, por exemplo”, explica Jean. 

Ainda segundo o psicólogo, muitas vezes, a própria pessoa não percebe alguma alteração no seu “funcionamento”, mas essa mudança de comportamento pode chamar a atenção de quem convive com ela. Sendo assim, é importante estar sempre atento às informações recebidas dos outros, pois elas também podem ser um indicativo de terapia

Além disso, nem todo mundo precisa buscar ajuda de um terapeuta só porque há algum problema “A terapia é um autoconhecimento onde também conseguimos identificar aspectos considerados “saudáveis” em cada pessoa, permitindo que o paciente melhore e potencialize esse ponto em sua vida”, complementa Jean.   

Sinais de alerta 

Como foi dito, fazer psicoterapia é cuidar da saúde mental e do bem-estar para que determinadas questões da vida ocorram de maneira melhor e mais tranquila, tanto para a pessoa que busca ajuda, quanto para aqueles que fazem parte do seu convívio. 

Confira alguns sentimentos e comportamentos que podem ser sinais de que é a hora de começar a fazer terapia:

  • Variações de humor: humor muda muitas vezes por qualquer motivo: muito triste, irritado ou ansioso 
  • Sentir-se desmotivado
  • Mudança de rendimento: ser menos produtivo no trabalho ou nos estudos, por exemplo
  • Dificuldades nos relacionamentos
  • Sentir desinteresse por coisas que gostava de fazer 
  • Sintomas físicos sem explicação após avaliação médica como sudorese, batimento cardíaco acelerado, boca seca, entre outros

Veja também: