Pular para o conteúdo

Sou ansioso, tenho oscilações de humor e nem eu me aguento. O que posso fazer?

Jairo Bouer

16/11/2020 08:00




Dúvida do Neto: Doutor, sou ansioso. Meu humor varia muito e tem dias que nem eu me aguento. Tenho 36 anos e as minhas relações com a família e os amigos andam péssimas. O que eu faço?

Dr. Jairo Bouer: Neto, isso parece diferente do transtorno bipolar, em que a pessoa tem fases de mania e fases de depressão, onde esses ciclos se intercalam e podem durar até algumas semanas. Pelo que você está contando, esse seu estado de humor varia diversas vezes durante o dia e, em alguns deles, nem você se aguenta. Isso mostra pra gente que talvez você esteja irritado, ansioso, estressado, sobrecarregado e, muitas vezes, isso acontece por conta de trabalho, de relações familiares e até mesmo desse momento de isolamento e distanciamento social que estamos vivendo, que impacta profundamente nossas emoções. Então, talvez você já tivesse essas oscilações de humor, mas neste momento elas estão mais intensas e você não está dando conta do recado.

Em relação aos amigos e à família, com quem você está tendo problemas, vale a pena conversar, explicar que você não está legal, que está numa fase difícil e tendo oscilações de humor. O segundo passo talvez seja procurar a ajuda de um especialista, como um terapeuta, um psiquiatra ou um psicólogo; alguém que possa avaliar melhor isso com você e te dar algum tipo de apoio profissional.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

 

Saiba mais:

Ansiedade pode se manifestar de diferentes maneiras

Fisicamente ativos sofreram menos ansiedade e depressão na quarentena, segundo estudo

calhau770 - Sou ansioso, tenho oscilações de humor e nem eu me aguento. O que posso fazer?

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS