Doutor Jairo
Ouça

Psiquiatra ou psicólogo: quando fazer a transição entre especialistas?

None

Jairo Bouer Publicado em 26/11/2020, às 09h23

Jairo, a partir de qual momento a pessoa deve migrar do psicólogo para o psiquiatra?

O critério para a busca de um psiquiatra é quando a pessoa tem algum sofrimento psíquico que está dificultando a sua vida ou o seu processo de psicoterapia. Por exemplo, se você está trabalhando questões de autoestima com seu psicólogo e percebe que está se sentindo muito ansiosa ou muito deprimida, o que está prejudicando a qualidade de vida e o rendimento do processo de psicoterapia, seria um bom momento para conversar com o psicólogo e, juntos, pensarem se você precisa de um encaminhamento para o psiquiatra.

Porém, pode acontecer de você ir ao psiquiatra, começar a tomar algum medicamento, sentir a melhora dos sofrimentos psíquicos mais agudos e, então, o psiquiatra perceber que existem outras questões base que precisam ser trabalhadas. Assim, acontece o processo inverso, e o psiquiatra encaminha o paciente para a psicoterapia.

O importante é ter em mente que esta é uma via de mão dupla e o melhor termômetro é como você está se sentindo e vivendo, para então ter uma conversa com seu psicólogo sobre a necessidade da avaliação psiquiátrica.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

Saiba mais:

Dia Mundial da Saúde Mental: cuide bem da sua

Whindersson Nunes ressalta importância do tratamento da depressão