Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Perder peso muito rápido é saudável?

Perder peso muito rápido pode diminuir os músculos, retardar o metabolismo e causar deficiência de nutrientes - iStock
Perder peso muito rápido pode diminuir os músculos, retardar o metabolismo e causar deficiência de nutrientes - iStock

Redação Publicado em 20/07/2022, às 16h00

Seja por uma questão estética ou de saúde, não é difícil encontrar alguém com o objetivo de emagrecer. É normal também que exista uma pressa para alcançar esse objetivo, mas esse não é o melhor caminho. Segundo um artigo da Healthline, estudos já revelaram que quem perde peso de forma gradativa tem maior propensão de mantê-lo estável em longo prazo e com menos riscos à saúde.  

O que é considerada uma perda rápida de peso?

De acordo com especialistas, perder de 0,45 a 0,9 quilos por semana é uma taxa considerada segura e saudável. Porém, se o indivíduo está apenas começando com esse estilo de vida, ele pode perder mais de 0,9kg em sua primeira semana. Por isso, para este período inicial, o emagrecimento mais rápido é perfeitamente normal, pois elimina-se também muita água.

Quando alguém consome menos calorias do que seu corpo queima, este começará a recorrer aos estoques de energia, conhecido como glicogênio. O glicogênio está ligado à água, o que significa que o corpo também libera água neste momento.

É por isso que uma pessoa pode experimentar uma grande queda de peso durante sua primeira semana de uma nova rotina com dieta e exercícios físicos. Porém, uma vez que o corpo usa as reservas de glicogênio, a perda de peso tende a se estabilizar entre 0,45 a 0,9 kg por semana.

Confira:

Por que é difícil manter o peso quando o perdemos rápido?

Perder peso é apenas metade da batalha. O verdadeiro desafio é mantê-lo estável. É por isso que especialistas, muitas vezes, sugerem emagrecer em um ritmo lento, mas constante. A maioria dos estudos mostra que as pessoas que perdem peso mais devagar são mais propensas a mantê-lo a longo prazo.

Além disso, planos que incentivam a perda lenta de peso geralmente ajudam o indivíduo a construir comportamentos alimentares saudáveis, como comer mais frutas e legumes e beber menos bebidas adoçadas com açúcar.

Quais são os riscos?

Dietas que promovem a perda rápida de peso têm, muitas vezes, baixas quantidades de calorias e nutrientes, o que pode colocar a pessoa em risco, especialmente se esse padrão for mantido por muitas semanas.

Conheça alguns riscos de perder peso muito rápido:

1. Você pode perder músculos

Perder peso nem sempre é o mesmo que perder gordura. Embora uma alimentação com baixos níveis calóricos possa favorecer o emagrecimento rápido, muito desse peso pode vir de músculos e de água. 

2. Pode retardar seu metabolismo

O metabolismo determina quantas calorias você queima por dia. Vários estudos descobriram que perder peso rapidamente comendo menos calorias pode fazer com que você queime até 23% menos calorias por dia. Duas razões pelas quais o metabolismo cai em uma dieta com baixo nível calórico são a perda de músculos e uma queda de hormônios que o regulam, como o hormônio da tireoide

3. Pode provocar deficiências de nutrientes

Se você não está comendo calorias suficientes regularmente, você pode estar em risco de uma deficiência nutricional. Isso porque é difícil consumir nutrientes importantes em uma quantidade ideal, como ferro, folato e vitamina B12, em uma dieta de baixa caloria. Entre as consequências das deficiências nutricionais estão: queda de cabelo, fadiga extrema e enfraquecimento do sistema imunológico e ósseo.

O que fazer? 

A melhor dica para quem quer perder pesoé procurar a ajuda de profissionais de saúde, como endocrinologistas, nutricionistas, nutrólogos e professores de educação física. O que importa é seguir um modelo pensado para o seu estilo de vida. E, claro, ter paciência para ver a evolução aos poucos.

Veja também: