Doutor Jairo
Leia » Envelhecimento

Como os super-heróis podem nos ensinar sobre envelhecimento saudável?

Apesar das boas influências, os super-heróis também têm comportamentos negativos e de risco - iStock
Apesar das boas influências, os super-heróis também têm comportamentos negativos e de risco - iStock

Redação Publicado em 14/12/2021, às 17h00

Quer levar uma vida mais saudável e envelhecer melhor? Os super-heróis podem ser uma inspiração para você alcançar esse objetivo. Ou não. 

Em um novo estudo publicado na revista BMJ, pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália) compararam estilos de vida, traços de personalidade e comportamentos dos super-heróis enquanto analisavam 24 filmes da Marvel lançados entre 2008 e 2021.

O objetivo da equipe era avaliar a saúde e o estilo de vida de cada personagem em relação ao envelhecimento. Ou seja, levaram em consideração que todos os super-heróis envelheceriam (exceto Thor, um semideus milenar) e que seu processo de envelhecimento poderia ser afetado por comportamentos modificáveis, assim como o resto de nós, seres humanos. 

Boas influências

Durante a pesquisa, os autores levantaram informações interessantes. De acordo com os dados, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra, Pantera Negra e Homem-Aranha estão envolvidos com atividade física regular e mantiveram forte coesão social, ambos comportamentos associados ao envelhecimento saudável e ao risco reduzido de demência.

[Colocar ALT]
Conheça, aqui, algumas dicas para ter uma vida mais longa

Outra questão observada foi que os personagens da Marvel demontraram ter uma mentalidade positiva, resiliência psicológica e senso de propósito. Além disso, quase todos – exceto Thor e Homem de Ferro – evitam fumar e beber pesado, atitudes ligadas também à vida mais longa. 

Confira:

O estudo avaliou ainda que Pantera Negra e Homem de Ferro são extremamente ricos e inteligentes, características que, segundo estudos, são associadas a menores chances de desenvolver demência. Sem contar que o príncipe do reino de Wakanda também é vegetariano, um fator que pode contribuir para o envelhecimento saudável. 

Eles também têm comportamentos de risco 

Apesar das boas influências, a pesquisa também considerou comportamentos negativos e de risco. Por sempre estarem envolvidos na missão de salvar o mundo, os super-heróis experimentam exposição repetida a ruídos altos, poluição do ar e lesões múltiplas na cabeça.  Todos esses fatores aumentam o risco de demência, lesões físicas irreversíveis e incapacidade. 

Nessa questão, também entra em cena o Hulk. Segundo os pesquisadores, os problemas cardíacos desse personagem, o alto índice de massa corporal e a raiva perpétua o colocam em risco aumentado de doença cardíaca crônica. 

A Viúva Negra, por sua vez, teve uma infância bastante traumática, o que também contribui para a elevação do risco de desenvolver doenças físicas e mentais. 

Além disso, o Homem Aranha ganha com a sua capacidade de força, flexibilidade e agilidade de dar inveja, todas características capazes de reduzir o risco de quedas na velhice. Mas, o combate noturno ao crime significa que é improvável que ele durma de oito a dez horas por noite, conforme recomendado para adolescentes de sua idade, o que pode levar à obesidade, saúde mental ruim e taxas mais altas de lesões não intencionais. 

Veja também: