Doutor Jairo
Leia » Sexualidade

Claudia Raia continua gostando de sexo aos 54 anos; como manter o pique?

"Vivo os meus desejos", disse Claudia Raia
"Vivo os meus desejos", disse Claudia Raia - Reprodução / Instagram (@jucoutinho)

Redação Publicado em 07/04/2021, às 10h02

Em entrevista ao Globo, Claudia Raia, que atualmente está com 54 anos, disse que continua gostando de sexo. Segundo a atriz, agora, com a idade, ela está mais consciente do próprio corpo, do que gosta e do que funciona, e tudo isso deixa o momento ainda melhor.

“Não só tenho meus desejos como vivo os meus desejos. Acho que a sociedade ainda tem medo de mulheres assim, que vivem os próprios desejos. Isso é uma revolução, não se curvar ao que a sociedade espera que seja uma mulher de 54 anos. Só tenho uma coisa a dizer: mudem, melhorem, se atualizem. Continuo gostando de sexo, que acho um momento tão sublime e de intimidade e conexão tão grandes. E sou uma grande apaixonada pela vida, pelo meu marido, pela minha família, pelo meu trabalho. A paixão é o que me move. Fazer tudo com vontade deixa o resultado ainda melhor”, conta Claudia Raia.

Mas como manter a libido depois de uma certa idade?

Principalmente depois dos 50 anos, quando grande parte das mulheres experiencia a menopausa, pode haver uma queda no desejo sexual. Isso ocorre devido à diminuição dos hormônios femininos que são produzidos e liberados pelos ovários. Na menopausa, os ovários entram em falência, deixam de fabricar esses hormônios e, portanto, é preciso pensar em alternativas para facilitar e melhorar a qualidade de vida das mulheres. 

Entre as opções que podem ajudar nesse momento, estão as mudanças de estilo de vida, atividade física regular, uma dieta mais saudável e, em algumas situações, a realização da reposição hormonal com supervisão de um médico. Nesses casos, podem ser usados tanto os hormônios sexuais femininos ou até microdoses de testosterona, o hormônio sexual masculino, que pode ter um impacto no desejo sexual

Além disso, como disse a atriz, conhecer o próprio corpo é superimportante! Conversar com o parceiro para explicar o que gosta ou ainda tentar coisas novas durante a relação também podem ser boas saídas para manter o desejo e o aumentar o prazer.

Portanto, existem diversas oportunidades para aumentar a libido após a menopausa. É recomendável conversar com um ginecologista para que a mulher e o médico possam traçar a melhor estratégia juntos. 

Veja também: