Doutor Jairo
Ouça » Tira Dúvidas

“A libido está baixa após cinco anos de relacionamento. O que fazer?”

É importante tentar entender se esse desejo está baixo agora ou se sempre esteve baixo
É importante tentar entender se esse desejo está baixo agora ou se sempre esteve baixo - Freepik

Redação Publicado em 16/02/2021, às 09h00

Estou com meu parceiro há cinco anos e estamos com a libido no chinelo. Parece que ficamos meio travados, sem jeito, mesmo tanto tempo depois do início do nosso relacionamento. O que você acha que dá para fazer?

Precisamos tentar entender se esse desejo está baixo agora ou se sempre esteve baixo. Na segunda opção, isso sinaliza pra gente que, possivelmente, o casal tem uma dificuldade de comunicação e, ainda hoje, vocês ficam travados, sem jeito e desconfortáveis um com o outro. 

Isso pode mesmo acontecer, seja por conta de uma educação conservadora ou questões religiosas, por exemplo. O ideal então seria procurar uma terapia de casal para conversar sobre o que está acontecendo e como vocês podem melhorar.

Já se a coisa ia bem e de repente começou a ficar ruim, é um sinal de que algo aconteceu no meio do caminho e está prejudicando a vida sexual de vocês. Temos visto também que, durante a pandemia, há um desgaste no dia a dia pelos casais estarem mais juntos e, somando a isto, há tensão, ansiedade, preocupação, incerteza e medo com o cenário mundial atual. Tudo isso também acaba atrapalhando a vida sexual do casal.

Tente avaliar todas essas questões e, se for o caso, procurar a ajuda de um terapeuta de casal para vocês dois.