Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Acabei de ter bebê e estou sem interesse pelo meu marido; é normal?

No pós-parto, a intensa produção de hormônios pode provocar a diminuição da libido
No pós-parto, a intensa produção de hormônios pode provocar a diminuição da libido - Freepik

Redação Publicado em 22/03/2021, às 10h00

Desde que nasceu o meu bebê, tenho até preguiça de pensar em olhar para a cara do meu marido, muito menos pensar em sexo. O que eu faço?

Essa situação, na verdade, é bem comum e acontece com grande parte das mulheres. Em geral, depois do parto e nos primeiros meses do bebê, a vida do casal vira de ponta cabeça. Isso porque a mãe está cansada, tem outro foco e seu ponto de atenção são os cuidados e a saúde do seu filho. Assim, muitas vezes, o interesse sexual fica em segundo, terceiro e, até mesmo, em quarto plano. 

Biologicamente, a mulher libera mais hormônios nessa fase de lactação, e um deles é a prolactina. Ela desempenha uma função positiva, aumentando o afeto da mãe pelo filho, porém, por interferência em outros hormônios, a prolactina também pode provocar a diminuição do desejo sexual

Divisão de tarefas

Sabendo de tudo isso, seria importante conversar com o marido e explicar o que está acontecendo. Normalmente os parceiros entendem esse momento. Entretanto, também é essencial que ele participe do processo de cuidados com o bebê - algo que não deve ficar apenas com a mãe e sim dividido entre ambos

Com esse apoio e ajuda, a tendência é aliviar a carga emocional e o estresse da mãe e, por tabela, ajudar a melhorar a sua libido, retomando aos poucos a vida sexual do casal e se aproximando do ritmo anterior.