Doutor Jairo
Assista » BBB21

BBB21: Será que as amizades podem ser comparadas?

Por mais que seja uma amizade de longos anos, é normal existir oscilações
Por mais que seja uma amizade de longos anos, é normal existir oscilações - Arte

Redação Publicado em 13/04/2021, às 14h27

O triângulo de amizade formado por Juliette, Viih Tube e Thaís no BBB21 tem apresentado alguns conflitos nas últimas semanas, rendendo longas conversas, declarações e desentendimentos entre as sisters. 

Recentemente, a própria Viih Tube comentou que com a Thaís ela tem uma relação constante e crescente. Já a amizade com a Juliette é cheia de altos e baixos, que, com todos esses desencontros, acaba se sentindo excluída e aumenta ainda mais a tensão entre as três. 

Essa situação trouxe à tona o seguinte questionamento: “Será que as amizades podem ser comparadas”? 

Você já precisou administrar suas amizades?

Possivelmente, sua resposta para essa pergunta é sim. É normal estarmos mais próximos de um amigo em uma determinada fase da vida ou, ainda, ter alguém mais próximo e acabar nos aproximando de outras pessoas. 

Nesse último caso, o “antigo amigo” pode ficar enciumado, se sentindo excluído, chateado e, até mesmo, se afastar. Esses altos e baixos podem acontecer em qualquer amizade, ainda mais quando há em jogo mais de uma pessoa.

Amizades x relacionamentos 

É importante frisar que existe uma grande diferença entre amizade e o relacionamento afetivo.  Isso porque, em geral (mas nem sempre!), temos exclusividade com alguém num relacionamento. Em contrapartida, podemos ter vários amigos ao mesmo tempo e estar com eles em momentos completamente diferentes.  

Assim, há assuntos que a pessoa se sente mais confortável em falar com certo amigo do que com outro. Além disso, pode acontecer de alguém que não era um amigo tão próximo passar a ser por compartilhar determinada situação ou tema. Isso é absolutamente normal. 

É necessário saber administrar essas questões e entender que as amizades são dinâmicas. Até porque os amigos também têm vida própria, com outras prioridades e momentos de vida. Por mais que seja uma amizade de longos anos, existirão fases em que ambos estarão mais próximos e períodos em que estarão um pouco mais distantes. E assim acontece com todas as amizades.

Amizades são únicas

Caso a Thaís seja eliminada do programa, há grandes chances de a Viih Tube se reaproximar da Juliette. Mas, isso não significa que a amizade da Thaís não seja importante ou que dê para comparar com a da Juliette. Amigos são incomparáveis, não dá para ficar pensando de quem somos mais amigos ou se um é melhor do que o outro. 

Essas comparações não são interessantes, amigos são amigos e pessoas são pessoas. Portanto, há uma forma de amizade com cada uma delas e que também pode oscilar ao longo da vida.