Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Tenho 11 anos e já ejaculei; sou precoce?

A espermarca é o termo utilizado para se referir à primeira ejaculação - iStock
A espermarca é o termo utilizado para se referir à primeira ejaculação - iStock

Redação Publicado em 26/10/2022, às 09h00

“Doutor, tenho 11 anos e já ejaculei. Isso é um problema de precocidade?”

Não, isso não é um problema de precocidade e sim uma característica da própria pessoa. Alguns homens ejaculam mais cedo, enquanto outros vivenciam essa experiência pela primeira vez mais tarde.

Aos 11 anos, se o menino já teve a primeira ejaculação, provavelmente ele começou o seu desenvolvimento sexual mais cedo. Em casos que esse desenvolvimento ocorre mais tarde, a primeira ejaculação também chega depois.

A única coisa é que é importante ter certeza se realmente foi uma ejaculação. Isso porque, no início do desenvolvimento corporal, alguns meninos podem, durante a masturbação, ter uma saída de líquidos pré-ejaculatórios que não chegam a ser uma ejaculação.

Vale lembrar que a ejaculação é acompanhada de contrações rítmicas na região ao redor do pênis e da liberação do esperma.

Existe idade certa para a primeira ejaculação?

Isso pode variar de homem para homem e não existe uma idade certa. Cada pessoa tem o seu ritmo próprio – e as mudanças no corpo obedecem a esse ritmo. A espermarca pode vir aos 12 anos para um menino, enquanto que, para outro, ela pode acontecer só aos 14 anos. Assim como alguns começam a ter barba mais cedo e outros demoram mais.

Confira:

Porém, se a primeira ejaculação não ocorrer até uns 16 anos, é importante procurar um médico – pediatra, clínico geral ou urologista – para checar se o desenvolvimento do menino está em ordem e se não há nenhum distúrbio hormonal atrasando o processo.

O que tem no esperma?

O esperma – também conhecido como sêmen – é o conjunto de líquidos que sai pelo pênis no momento da ejaculação. Os homens ejaculam, em média, de três a cinco mililitros (ml) por ejaculação. Ou seja, a quantidade de sêmen varia, em média, de uma colher de chá a uma de sopa. 

Porém, apenas de 3% a 5% da composição final é de espermatozoides. O restante são líquidos de outras estruturas, como da próstata. Para o espermatozoide conseguir chegar a um óvulo, ele precisa de ajuda desses líquidos. Isso porque eles desempenham várias funções: fornecem nutrientes para os espermatozoides se alimentarem, neutralizam o pH da vagina e conferem o meio pelo qual o espermatozoide pode chegar ao colo do útero.

E para onde vai o espera se não ejacular?

Se um homem, já com o seu desenvolvimento completo, se masturbar e não ejacular, o esperma não vai para lugar nenhum, ele continua dentro do saco escrotal. O que acontece é que ele acaba sendo reabsorvido, assim como outros líquidos do corpo. 

Algumas pessoas até relatam incômodos nos testículos por não terem ejaculado. Isso acontece por conta de um inchaço na região ou por um acúmulo de líquidos, mas tende a passar em pouco tempo.