Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Dá para diminuir a quantidade da ejaculação?

Os homens ejaculam, em média, de três a cinco mililitros (ml) por ejaculação - iStock
Os homens ejaculam, em média, de três a cinco mililitros (ml) por ejaculação - iStock

Redação Publicado em 19/10/2022, às 16h00

“Doutor, é possível diminuir a quantidade da ejaculação? Tipo, sai muito e queria saber se é possível diminuir.”

Não existe uma forma de diminuir essa quantidade de ejaculação. Às vezes, com a idade e o tempo, pode haver uma redução desse volume, mas há homens que ejaculam mais e outros menos. Além disso, se o indivíduo está mais excitado, ele também tende a ejacular em maiores proporções.

@jairobouer "Tem como sair menos?” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Beat Automotivo Tan Tan Tan Viral - WZ Beat

Quanto sêmen sai na ejaculação?

Os homens ejaculam, em média, de três a cinco mililitros (ml) por ejaculação. Ou seja, a quantidade de sêmen varia, em média, de uma colher de chá a uma de sopa. 

Porém, se o indivíduo tem várias ejaculações durante o dia, esse volume diminui. Da mesma forma, se ele ficar um tempo maior sem ejacular, talvez essa quantidade aumente. Mas nada daquela cachoeira imaginária ou quase fantasiosa que, muitas vezes, as pessoas veem nos filmes pornô

Confira:

Quantas vezes um homem consegue "chegar lá"?

Essa questão pode variar muito. Isso porque os homens experimentam um fenômeno chamado período refratário, que faz referência ao tempo que o homem precisa para se recuperar entre uma ejaculação e outra, entre um orgasmo e outro. 

Logo após ejacular, o indivíduo perde a ereção e leva um tempo para se restabelecer e ter outra relação. O número de vezes que o homem consegue chegar ao orgasmo depende muito da idade e do estímulo recebido. 

A quantidade de orgasmos em um período ou em um só dia está relacionada a diversos fatoreso tesão, o grau de satisfação, a disposição e o cansaço

Além disso, algumas vezes, o homem pode experimentar uma relação sexual tão intensa, que se sente satisfeito apenas com ela. Sendo assim, mais do que a quantidade, o importante é a qualidade do momento que o indivíduo está compartilhando com alguém, e o prazer que isso dá a ele e que ele também oferece para a outra pessoa. Moral da história? Não vale a pena transformar sexo em competição. 

Veja também: