Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Ejaculei no vaso; se uma mulher sentar, ela pode engravidar?

Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock
Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock

Redação Publicado em 12/10/2022, às 15h00

“Doutor, ejaculei no vaso e deixei tudo limpinho. Fiz xixi depois de um tempo. Tem perigo de ter sobrado espermatozoides na urina e uma mulher ter sentado em cima e engravidar?”

Não existe nenhum risco nesse caso. Na urina pode até sair um pouco de espermatozoides por um tempo após a ejaculação, mas mesmo que um pequeno pingo de urina com espermatozoide tenha ficado no tampo da privada ou no vaso, não há como a mulher sentar ali e engravidar.

Quando existe o risco?

Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen – ou esperma – e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal. 

Sendo assim, só há duas maneiras de engravidar: ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção – homem estando sem cueca, a mulher sem calcinha e ambos não usarem nenhum método contraceptivo, por exemplo – ou se a mulher ou o homem introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.  

Existe um pequeno risco, ainda, de algum espermatozoide escapar no líquido pré-ejaculatório, caso o homem tenha tido uma relação ou masturbação recente. É por isso que dizemos que coito interrompido não é um método seguro para evitar gravidez.

Confira:

Quanto tempo dura um espermatozoide?

O espermatozoide sobrevive por pouco tempo fora do corpo, é uma questão de minutos. Isso porque, para que sua vitalidade e função sejam mantidas, ele precisa dos líquidos que são expelidos com o sêmen.

No entanto, esses fluidos secam rapidamente quando são expostos ao ar e, uma vez secos, os espermatozoides não conseguem mais se locomover. Conclusão? Poucos minutos são suficientes para que ele deixe de ter utilidade.