Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Esperma esverdeado é sinal de infertilidade?

A alimentação pode provocar alterações bem sutis no sabor e no cheiro de secreções como o esperma - iStock
A alimentação pode provocar alterações bem sutis no sabor e no cheiro de secreções como o esperma - iStock

Redação Publicado em 13/08/2022, às 15h00

“Doutor, minha ejaculação é sempre mais transparente do que branca, isso é normal? E, às vezes, pode acontecer dela ficar esverdeada? É algum sinal de infertilidade?”

Em primeiro lugar, existem variações normais da cor do sêmen ou do esperma. Em algumas situações ou para alguns homens, ele pode ser mais transparente, esbranquiçado ou, até mesmo, amarelado. Além disso, o mesmo indivíduo pode apresentar diferentes tonalidades do sêmen nas diversas fases da vida, isso é algo absolutamente natural. 

Entretanto, se a cor do esperma ficar muito amarelada, esverdeada ou avermelhada, pode sinalizar inflamação ou infecção. Nesse caso, se essa mudança na tonalidade é permanente ou está durante um tempo maior que o esperado, é importante procurar uma avaliação médica.

Por fim, a cor e o aspecto do sêmen não são capazes de dizer se um homem é ou não mais fértil do que outro. Uma coisa não tem relação com a outra. Para saber a quantidade de espermatozoides que existem no esperma e a viabilidade deles, só fazendo um exame chamado de espermograma

Confira:

E o gosto pode mudar?

O gosto do esperma pode estar relacionado com o tipo de alimentação, por isso, o dito popular sobre o abacaxi deixar o esperma mais doce tem um fundo de verdade. Por exemplo: se ingerimos alimentos muito condimentados, como alho, cebola ou pimenta, eles podem, de alguma forma, interferir no cheiro e no gosto de qualquer uma de nossas secreções, como saliva, suor e também esperma.

Vale ressaltar que são variações muito sutis, ou seja, aquele gosto e cheiro típicos do esperma permanecem independente do que a pessoa come. Outra dúvida frequente é sobre o volume de esperma. Será que existe algum tipo de alimento que aumenta a produção do sêmen? Nesse caso, a resposta é não e isso depende de outros fatores, como o tempo entre uma ejaculação e outra e a idade, já que, conforme ficam mais velhos, os homens tendem a ter uma menor quantidade de esperma.