Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Meias de compressão ajudam a melhorar desempenho no esporte?

Elas parecem um meião de futebol e favorecem a circulação - iStock
Elas parecem um meião de futebol e favorecem a circulação - iStock

“Doutor, meia de compressão ajuda a melhorar o desempenho no esporte?”

Sim, as meias de compressão realmente podem ajudar uma pessoa no seu desempenho no esporte. De início, elas foram desenvolvidas para atletas de alta performance com objetivo de tornar a recuperação mais rápida da musculatura. 

Atualmente, seu uso é mais disseminado e é um produto fabricado por um material altamente tecnológico, que absorve o suor e não produz tanto calor. De alguma forma, as meias de compressão trazem benefícios para qualquer um que pratica atividade física.

Além de agilizarem a recuperação dos músculos, apresentam compressões variadas de acordo com a necessidade. Elas lembram aquelas meias medicinais usadas por quem tem varizes, apertando as veias profundas da perna, acelerando o fluxo de sangue e ajudando na drenagem dos membros inferiores.

Conheça outras utilidades

Assim como qualquer meia elástica, ela vai conter o inchaço e acelerar o fluxo sanguíneo, deixando sua perna mais leve. Mas quais são os objetivos da meia para o esporte? Aqui vão alguns:

  • Manter a musculatura aquecida; 
  • Dar sustentação à musculatura. diminuindo a vibração muscular (minimizando o risco de lesões);
  • Melhorar do retorno venoso (ativando a circulação);
  • Reduzir a concentração de ácido lático / pirúvico nos músculos (ou seja, diminui aquela dor que você tem no dia seguinte ao exercício);
  • Reduzir a fadiga muscular;
  • Diminuir a incidência de câimbras e de dores na panturrilha;
  • Diminuir o tempo de recuperação pós atividade física;
  • Melhorar a propriocepção, melhorando sua pisada e a consciência corporal;
  • Melhorar o alinhamento muscular.

Quando usar?

Para a população em geral, ela pode ser um facilitador com todas as vantagens que já citamos. Mas quando pensamos nas pessoas com problemas circulatórios de varizes, inchaço, que já tiveram trombose, aí sim a meia passa a ter indicação médica, pois além de melhorar a prática esportiva vai ter função ativa como tratamento da circulação.

Importante sempre ficar atento às especificações da meia e tirar medidas adequadas para que a meia tenha um ajuste perfeito na sua perna. Uma meia compressiva colocada de forma errada ou do tamanho errado pode garrotear a perna e piorar a circulação.

Para quem tem problemas circulatórios, é fundamental uma visita a um cirurgião vascular antes de comprar sua tão desejada meia, assim você poderá escolher um modelo adequado à sua condição, otimizando os resultados.

Milena Alvarez

Milena Alvarez

Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez