Doutor Jairo
Leia » Atividade física

5 dicas para começar a andar de skate

O skate é considerado um esporte aeróbico, assim como a corrida e a natação - iStock
O skate é considerado um esporte aeróbico, assim como a corrida e a natação - iStock

Redação Publicado em 21/09/2022, às 16h00

Dá para acreditar que um dia o skate já foi considerado crime? Pois é, em 1988 foi criado um decreto pelo então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, proibindo a circulação de skatistas pela cidade. Segundo registros, o governante estava irritado com os praticantes circulando próximo à janela do seu gabinete. Na época, quem andava por aí de skate era visto como marginal. 

Mas isso mudou. Hoje o esporte até faz parte das Olimpíadas e vem conquistando cada vez mais fãs, dia após dia. 

Quais são os benefícios?

O skate é considerado uma atividade física do tipo aeróbica, ou seja, um exercício que usa oxigênio no processo de geração de energia, assim como a corrida e a natação. Essa modalidade favorece a saúde do coração, o sistema respiratório e deixa os músculos mais saudáveis. 

O esporte também envolve muita coordenação motora e equilíbrio, o que traz muitos benefícios para diferentes grupos musculares - sem contar que também pode ser uma atividade bem divertida. 

Além disso, o skate é ainda um esporte social e uma ótima alternativa para a mobilidade urbana. Mas lembre-se sempre de praticar com cuidado e fazendo uso de uma proteção adequada. 

Confira:

5 dicas para começar 

Veja algumas dicas para iniciar a prática do skate da melhor forma possível e com segurança:

  1. Existem muitos tipos de shape (a base do skate). Assim, para quem está começando a aprender, a recomendação é optar por aqueles com formatos maiores e mais longos;
  2. Os equipamentos de segurança são indispensáveis, especialmente o capacete, a cotoveleira e a joelheira;
  3. Para começar, tente se manter sobre o skate sem cair, da forma que se sinta mais confortável para assim ganhar confiança aos poucos;
  4. Na hora do movimento, escolha o pé que você se sente mais confortável para empurrar;
  5. Lembre-se de não ter pressa, leva um tempo para pegar o jeito. Além disso, para aprender, algumas quedas podem acontecer. 

Vejatambém: