Doutor Jairo
Leia » Alimentação

6 alimentos que ajudam na recuperação muscular

Nutrientes ricos em proteína atuam na recuperação, na regeneração e na construção muscular, - iStock
Nutrientes ricos em proteína atuam na recuperação, na regeneração e na construção muscular, - iStock

Redação Publicado em 16/07/2022, às 08h00

Além de manter uma rotina regular de exercícios físicos, uma alimentação adequada e funcional é essencial para a manutenção da boa saúde muscular.

Nutrientes ricos em proteína, como carnes, ovos, leguminosas e grãos, atuam na recuperação, na regeneração e na construção muscular, sendo importantes em qualquer dieta equilibrada.

Além das proteínas, os carboidratos e as gorduras fazem parte dos macronutrientes, também essenciais para uma alimentação equilibrada.

Alimentos que favorecem a recuperação muscular

Para te ajudar na escolha das melhores refeições para a sua saúde, separamos a seguir seis alimentos que ajudam na recuperação muscular. Confira:

1. Ovo

Rico em proteína, vitaminas A e E, zinco, selênio e magnésio, ajuda no desenvolvimento muscular e na recuperação das fibras rompidas durante o treino.

2. Abacate

A fruta contém ácidos graxos poli-insaturados (como ômegas) e é um anti-inflamatório natural. Por conter proteína e cálcio, tem ação na contração muscular e ajuda na recuperação.

3. Quinoa

Completa, a Quinoa contém carboidratos, proteínas, ferro, fósforo, cálcio, fibras e todos os aminoácidos essenciais. Pode ser consumida com saladas, bolos, pães e sopas, bolos.

4. Espinafre

O espinafre contém octacosanol, um nutriente presente em vegetais verde-escuros que aumenta a captação de oxigênio pelos músculos, ajudando na recuperação muscular.

5. Beterraba

A beterraba possui nitrato, que sintetiza o óxido nítrico nos vasos sanguíneos, além de ter função antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando na redução da fadiga muscular e no aumento da força.

6. Linhaça

Contém vitaminas B, C e E, além dos minerais magnésio, potássio, cálcio e fósforo. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Quantas frutas e legumes comer diariamente?

Uma pesquisa publicada na revista Circulation reuniu informações de dezenas de outras pesquisas de todo o mundo sobre saúde e dieta. Os estudos incluíram dois milhões de pessoas que foram acompanhadas por até 30 anos. 

Através de uma comparação com os participantes que revelaram comer apenas duas porções de frutas e legumes por dia, aqueles que se alimentavam com cinco porções diariamente tinham:

  • Um risco 13% menor de morte por qualquer causa;
  • Um risco 12% menor de morte por doença cardíaca ou acidente vascular cerebral (AVC);
  • Um risco 10% menor de morte por câncer;
  • Um risco 35% menor de morte por doença respiratória, como doença pulmonar obstrutiva crônica.

Diante dos resultados, os especialistas recomendam que as pessoas consumam cinco porções de frutas e legumes todos os dias. Segundo os pesquisadores, esses alimentos são as principais fontes de vários nutrientes diretamente ligados à boa saúde, em especial à saúde do coração e dos vasos sanguíneos.