Doutor Jairo
Leia » Sexo

Tenho medo de iniciar a minha vida sexual; algum conselho?

O momento ideal para a primeira vez depende das experiências e maturidade de cada um - iStock
O momento ideal para a primeira vez depende das experiências e maturidade de cada um - iStock

Redação Publicado em 29/04/2021, às 18h00

Doutor, qual seu conselho para quem tem vontade, mas também tem medo, de iniciar a vida sexual? 

Se o medo de começar a vida sexual existe e é grande, talvez não seja o melhor momento. Nessas situações, a recomendação é, antes de ter experiências, tentar amadurecer, procurar lidar com os medos e ansiedades que envolvem esse asssunto. 

Como saber quando é o momento ideal?

A verdade é que não existe uma idade ou momento ideal, isso varia muito de acordo com os interesses, as experiências e a maturidade de cada um. A hora certa é aquela em que a menina ou o menino se sentem prontos para poder cuidar da sua vida sexual.

Em geral, a primeira transa acontece - principalmente para as meninas - quando se está namorando, existe um parceiro mais estável, com quem há um certo grau de intimidade para se sentir mais confortável. Levando tudo isso em consideração, a primeira vez tende a ser mais tranquila e prazerosa

Porém, vale lembrar que o momento ideal será aquele em que a pessoa sentir que está pronta. Não adianta o namorado ou os amigos colocarem pressão. Caso ceda a essa pressão, a relação pode ser ruim, o indivíduo pode apresentar insegurança e acabar não curtindo tudo o que está acontecendo. Assim, a chance de ocorrer uma frustração é muito maior.

Vai dar tudo certo!

Confiram algumas dicas para tornar a experiência da primeira vez mais segura e agradável:

1-  Escolha um parceiro ou parceira com quem tenha muita intimidade

2- Converse bastante sobre o assunto antes de tentar;

3- Evite usar álcool e drogas na ocasião (eles podem atrapalhar bastante, em vez de ajudar);

4- Não esqueça da camisinha

5- Saiba que a vida real pode ser diferente daquela que a gente vê nos filmes românticos ou em vídeos eróticos, e nem por isso é menos interessante.

Veja também: