Pular para o conteúdo

Falta de objetivo, dor e frustração: o que fazer para sair desse estado?

Jairo Bouer

28/10/2020 08:00




Dúvida da Bel: Jairo, tenho 24 anos e não tenho nenhum objetivo na minha vida. Sou muito frustrada por causa disso. Será que vai ser assim para sempre? Essa dor não vai passar?

Dr. Jairo Bouer: Eu acho que a primeira questão muito importante, Bel, é você olhar para dentro de você e tentar entender o que está acontecendo. Por que essa frustração está aí, por que é tão difícil você achar um objetivo na sua vida, para onde você vai, eu acho que esse primeiro questionamento você tem que fazer com você mesma.

Eu acho que é muito possível que você tenha uma melhora a partir do momento que você consiga conversar com alguém sobre isso. E eu estou falando não só em desabafar com uma amiga, com um parente, mas talvez  procurar algum profissional para conversar sobre isso, estou falando de terapia.

Alguém que junto com você possa entender essa dor, esse sofrimento, essa paralisia que você está sentindo, e pensar num jeito de você conseguir enxergar caminhos e possibilidades na sua vida. Eu acho que esse é o primeiro ponto.

Esse terapeuta vai estar olhando também, junto com você, se não existe alguma outra questão que está motivando essa paralisia, por exemplo uma depressão.

É muito comum que as pessoas entrem em um estado de depressão, e essa depressão, além da tristeza, além da dificuldade de entrar em contato com as nossas emoções, de um sofrimento muito grande, essa depressão muitas vezes causa uma paralisia, uma dificuldade de a gente enxergar caminhos e possibilidades na vida da gente. E a terapeuta pode eventualmente te encaminhar para um psiquiatra, que vai fazer o diagnóstico e, se necessário, prescrever algum tipo de remédio.

Acho que essas questões são muito importantes e podem mudar o jeito que você está se relacionando com a sua vida.

Saiba mais:

Depressão: o que é, como identificar e tratar

Depressão não é uma doença só; conheça os principais tipos e suas características

Veja também:

Veja, também, outros vídeos no meu canal no YouTube

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS