Doutor Jairo
Assista » Tira Dúvidas

A maturidade pode ajudar no controle das emoções no dia a dia?

Em alguns momentos da vida, como na pandemia, fica ainda mais difícil controlarmos essas emoções
Em alguns momentos da vida, como na pandemia, fica ainda mais difícil controlarmos essas emoções - Reprodução/YouTube

Redação Publicado em 02/02/2021, às 15h12

"Por que temos tantas emoções que não conseguimos controlar? A maturidade ajuda a melhorar o controle dessas emoções? Comigo está sendo assim"

De fato, temos muitas emoções difíceis de controlar. Em alguns momentos da vida fica ainda mais difícil controlarmos essas emoções. No último ano, temos visto muitas mudanças de rotina, aumento da ansiedade e das inseguranças, muito por causa da pandemia, o que deixa a maioria das pessoas mais sensíveis e fragilizadas em relação à saúde mental.

Em geral, com a maturidade e com a experiência, vamos conseguindo lidar melhor com esses impulsos e com o controle emocional. Porém, isso não é uma regra absoluta, às vezes pessoas mais velhas também sentem dificuldade em controlar as emoções. 

De qualquer forma, a experiência e a maturidade também podem permitir que você perceba que tem essa dificuldade em lidar com as emoções. Isso pode te levar a trabalhar essa questão você mesmo ou até buscar ajuda profissional para fazer isso, o que já é um tremendo ganho para a sua vida de forma geral.

Procurar a ajuda de um especialista não significa que você vai ficar insensível ou frio, mas você aprende que é possível controlar as emoções, em especial aquelas que prejudicam a nós mesmos ou as nossas relações.