Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Oito opções de snacks saudáveis para ter sempre à mão

Mix de nuts, batata-doce chips e bolinhas de energia: conheça os melhores snacks saudáveis - iStock
Mix de nuts, batata-doce chips e bolinhas de energia: conheça os melhores snacks saudáveis - iStock

Redação Publicado em 06/07/2021, às 10h56

Nem sempre é fácil seguir uma dieta equilibrada, ainda mais com a rotina atribulada de trabalho e cuidados com a casa. Com isso, é comum cair em ciladas alimentares e basear parte da dieta em alimentos processados ou ultraprocessados - os principais vilões de uma rotina alimentar saudável.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) classifica alimentos processados sendo os produzidos industrialmente usando sal, açúcar ou outros ingredientes para preservá-los ou torná-los mais palatáveis. Exemplos incluem: conservas em salmoura, compotas de frutas, carnes salgadas e defumadas, sardinha e atum em latinha, queijos feitos com leite, sal e coalho e pães feitos de farinha, fermento e sal. 

Já as comidas ultraprocessadas são as industrialmente formuladas com substâncias extraídas de alimentos ou sintetizadas a partir de constituintes alimentares, como óleos hidrogenados. Seus exemplos são: salsichas, biscoitos, geleias, sorvetes, chocolates, molhos, misturas para bolo, barras energéticas, sopas, macarrão e temperos instantâneos, salgadinhos chips, refrigerantes, produtos congelados e prontos para aquecimento, como massas, pizzas, hambúrgueres e nuggets

Confira:

Tais alimentos, principalmente os ultraprocessados, podem contribuir para o surgimento de doenças crônicas, além de causar obesidade. Estudos já mostram como alimentos processados e ultraprocessados podem causar ganho de peso, câncer, depressão, diabetes, hipertensão e problemas vasculares.

Um estudo realizado nos EUA analisou mais de 3.000 pessoas durante 23 anos e relacionou o consumo de alimentos ultraprocessados à maior probabilidade de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto, doença coronariana e AVC.

Para te ajudar a evitar esses tipos de alimentos na dieta, separamos a seguir oito dicas de snacks saudáveis para ter sempre à mão.

Oito snacks saudáveis

  1. Sticks de legumes
    Para fazer uma porção gostosa de sticks de legumes, basta fatiar em tirinhas e temperar a gosto. Boas opções para a mistura incluem cenoura, pepino, rabanete, palmito, talo de salsão, aipo e pimentão. 

  2. Salada de frutas
    A opção é saudável e saborosa e pode ser composta com os mais diferentes tipos de frutas. Você pode adicionar ainda granola (natural) e um pouco de mel. Mas vale atenção: apesar de saudáveis, as frutas contêm açúcares; portanto, ainda vale a moderação.
  1. Grão-de-bico torrado
    Rico em proteínas, o grão-de-bico fica uma delícia quando torrado em uma assadeira por cerca de 30 minutos com azeite, sal e até shoyo.

  2. Biscoitos de arroz
    Os biscoitos de arroz são vendidos em mercados, têm poucas calorias por porção e levam como ingredientes apenas arroz integral e sal. Combinam bem com pasta de amendoim, de preferência integral e sem açúcar, e queijo branco.

  3. Frutas secas
    As frutas secas são saudáveis, muito gostosas e ótimas opções para ter sempre à mão. Mas atenção com os excessos: a mistura dessas frutas pode ser bastante calórica, pois cada unidade representa uma fruta inteira.
  1. Mix de nuts
    As oleaginosas, como castanhas, avelã e nozes, têm fibras, proteínas e gorduras saudáveis. Ficam ótimas, também, junto com as frutas secas e até iogurtes naturais.

  2. Batata-doce chips
    Para variar um pouco a forma de consumo desse alimento saboroso e muito nutritivo, basta cortá-lo em rodelas fininhas e levar ao forno por 30 minutos com azeite. Quanto mais finas ficarem as fatias, mais crocante será a sua batata-doce.

  3. Bolinhas de energia
    Esse snack pode ser feito com diversos ingredientes, como frutas, cereais e até whey protein. Existem várias opções e vale pesquisar a receita que mais te agrada.