Doutor Jairo
Leia » Atividade física

Levantamento terra: como e por que fazê-lo?

Os exercícios compostos são aqueles que trabalham diversas articulações e grupos musculares ao mesmo tempo - iStock
Os exercícios compostos são aqueles que trabalham diversas articulações e grupos musculares ao mesmo tempo - iStock

Redação Publicado em 04/06/2022, às 08h00

Você já ouviu falar do levantamento terra (ou deadlift, em inglês)? Este exercício composto favorece a hipertrofia e o ganho de força muscular, sendo um dos mais completos que podem ser feitos na academia.

Os exercícios compostos são aqueles que trabalham diversas articulações e grupos musculares ao mesmo tempo e são ótimos para a evolução tanto relativa à estética quanto ao ganho de força.

Como é feito?

No levantamento terra, a barra começa no chão. Então, a pessoa deve iniciar o movimento semiagachada, fazendo a subida até ficar com o corpo ereto.

Na volta, o movimento é similar ao da subida, realizando um movimento de semiagachamento até que a barra repouse novamente no chão.

É preciso atenção ao realizar o levantamento terra, pois a lombar é bastante recrutada, assim como músculos das pernas e dos braços. Importante também que, durante o movimento, a barra esteja sempre próxima ao corpo, com quadril, ombros, cabeça e costas alinhados em um movimento sincronizado.

Benefícios do levantamento terra

Entre os principais músculos trabalhados com este exercício estão os posteriores da coxa, os glúteos e a musculatura dorsal. 

Uma dica importante, além de contar com a supervisão de um profissional da educação física, é começar o exercício com pouca ou até sem carga. Assim, fica mais fácil dominar o movimento do exercício, que é um pouco mais complexo, sem correr o risco de lesões.

Entre os principais benefícios de fazer o levantamento terra regularmente estão:

  • Ganho de força;
  • Hipertrofia muscular;
  • Melhora do desempenho em outros exercícios;
  • Melhora da postura;
  • Fortalecimento do core.