Doutor Jairo
Leia » Bem-estar

Ir a eventos esportivos faz bem para o corpo e a mente, diz estudo

Estudo mostra que ir a qualquer tipo de evento esportivo pode melhorar nosso bem-estar - iStock
Estudo mostra que ir a qualquer tipo de evento esportivo pode melhorar nosso bem-estar - iStock

Redação Publicado em 21/03/2023, às 09h00

Quem adora ir ao estádio já deve ter percebido o que agora foi comprovado por um estudo: assistir a eventos esportivos presencialmente melhora a sensação de bem-estar e reduz a solidão, o que pode refletir na saúde física. 

O trabalho, feito por pesquisadores da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, analisou dados de 7.209 adultos de 16 a 85 anos de idade, que integravam uma pesquisa do departamento de cultura e esporte do governo britânico.

Sensação de que a vida vale a pena

Os resultados, publicados no periódico Frontiers in Public Health, mostram que pessoas que frequentam eventos esportivos tiveram melhores notas em duas medidas importantes de bem-estar subjetivo: satisfação com a vida e sensação de que viver vale a pena. Além disso, eles apresentaram menores níveis de solidão.

Evidências anteriores indicam que essas medidas são associadas a melhoras na saúde física, longevidade e envelhecimento saudável.

A pesquisa atual ainda revela que essa sensação de que “viver vale a pena”, descrita por quem frequenta estádios, foi comparável ao bem-estar de consequir um emprego.

Qualquer esporte vale

Trabalhos desse tipo, com resultados positivos, já tinham sido feitas com esportes específicos e amostra mais limitadas, como grupos de estudantes universitários. 

A autora principal, Helen Keyes, chefe da Escola de Psicologia e Ciências do Esporte da universidade, comenta que este é o primeiro estudo a analisar os benefícios para uma amostra mais ampla de adultos, e que incluiu todo tipo de evento esportivo, desde jogos gratuitos, para amadores, até partidas da Premier League. 

Para os pesquisadores, oferecer ingressos com descontos para determinados grupos pode ser útil como uma estratégia de saúde pública, uma vez que promover interação social e sensação de pertencimento é um remédio para o corpo e a mente. 

Ouça também: