Doutor Jairo
Leia » Relacionamentos

Depressão masculina favorece conflitos entre o casal, diz estudo

Segundo os pesquisaodores, o papel de "ganha-pão" tem sido considerado uma característica definidora da paternidade - iStock
Segundo os pesquisaodores, o papel de "ganha-pão" tem sido considerado uma característica definidora da paternidade - iStock

Redação Publicado em 10/06/2022, às 14h30

Um novo estudo publicado na revista Family Relations sugere que quando pais de famílias com dificuldades econômicas apresentam depressão, os efeitos podem ser particularmente prejudiciais para a relação do casal.

Os pesquisadores descobriram que os sintomas depressivos de pais em casas de baixa renda – mas não os das mães – estavam ligados a níveis mais elevados de conflitos no relacionamento, como agressão verbal, culpar a parceira por coisas que dão errado e rejeitar suas opiniões, sentimentos e desejos.

De acordo com a equipe, a razão que pode explicar essa descoberta é que os pais podem se sentir mais estressados do que as mães por não serem capazes de aliviar as dificuldades materiais de sua família, aumentando as chances de depressão e de mais conflitos. 

Dificuldades materiais vs. de renda

Os dados foram retirados de um projeto que incluía como amostra 2.794 mães e pais diversificados em contextos de baixa renda. As informações foram coletadas em oito cidades dos Estados Unidos entre 2002 e 2013.

Uma chave importante para este estudo foi que ele não incluiu apenas dados sobre a renda familiar, mas também analisou as dificuldades materiais. Para fazer essa medição, a equipe pediu aos participantes que avaliassem o quão difícil era para eles pagarem por serviços públicos e cuidados médicos, por exemplo, e se tinham problemas para pagar o aluguel  ou se eram despejados por falta de pagamento.

Confira:

Os resultados mostraram que a pobreza de renda não estava relacionada a sintomas depressivos em mães ou pais, mas as dificuldades materiais sim. Ou seja, quanto mais os participantes diziam ter dificuldade em pagar suas contas, maiores as chances de se sentirem deprimidos, terem problemas de sono e dificuldade de concentração.

Homens mais vulneráveis

Os achados mostraram também que, apesar dos níveis de sintomas depressivos das mulheres não estarem ligados a conflitos na relação, o mesmo não ocorreu ao analisar os homens.

Os pesquisadores acreditam que as dificuldades materiais em si não levaram diretamente a conflitos interpessoais entre o casal, mas os sintomas depressivos dos pais criavam uma ligação com níveis mais altos de embates no relacionamento. 

Segundo a equipe, os resultados mostram a importância de dar uma atenção maior à saúde mental de pais de famílias com dificuldades financeiras. Se as necessidades básicas de moradia, alimentação, serviços públicos e assistência médica não forem suficientemente atendidas, as intervenções para ajudar os homens a gerenciar os conflitos podem não ajudar tanto.

Veja também: