Pular para o conteúdo

Se você evita uma briga, seu parceiro tende a fazer o mesmo

Jairo Bouer

9 de setembro


Parceiros românticos tendem a compartilhar a cama, o tempo livre e até as metas diárias, segundo pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça. Quando um deseja alcançar algo ou evitar algum problema, o outro tende a querer também.

Uma equipe de psicólogos acompanhou mais de 450 casais para chegar à conclusão. Os participantes tinham, em média, 34 anos, e estavam juntos há quase dez anos. Durante dois períodos de duas semanas, com intervalo de 12 meses entre eles, cada pessoa teve que registrar seus objetivos no dia.

A análise mostrou que quando um tentava evitar conflitos durante uma conversa ou buscava experiências interessantes e crescimento pessoal, por exemplo, o outro fazia o mesmo. Só o “timing” era diferente: em geral, leva alguns dias ou meses para que os objetivos de um parceiro tenham impacto sobre os do outro.

Essa interdependência foi observada em todos os participantes, independente de sexo, idade ou de quanto tempo estavam juntos. Os resultados, apresentados no The Journal of Gerontology, mostram como tomar atitudes positivas em relação a si próprio e ao relacionamento é uma forma de estimular o parceiro a fazer o mesmo e gerar um ciclo virtuoso.

 

Saiba mais:

O que faz um relacionamento dar certo? Veja o que diz pesquisa

Pessoas tendem a repetir padrões nos relacionamentos

 

 

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS