Redação Publicado em 02/09/2025, às 10h00
Aproximadamente 5% da população adulta mundial vive com depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora o transtorno seja considerado multifatorial, muitos estudos têm apontado os benefícios de um estilo de vida saudável para evitar a condição.
Além de dormir bem e praticar atividade física regular, uma alimentação equilibrada, com destaque para determinados nutrientes, também pode colaborar para a saúde mental, segundo estudos recentes.
Veja alguns alimentos específicos que já foram associados à diminuição do risco de depressão:
- peixes gordurosos
- vegetais de folhas verdes
- frutas vermelhas
- alimentos ricos em probióticos (como iogurte e chucrute)
Um trabalho publicado recentemente na revista Nutrients identificou minerais específicos que também podem ajudar a reduzir o risco de depressão.
Para este estudo, os pesquisadores realizaram uma análise transversal usando dados de saúde do National Health and Nutrition Examination Survey na Coreia do Sul (KNHANES) e nos Estados Unidos (NHANES), que envolveram, ao todo, mais de 22 mil participantes.
Os cientistas focaram especificamente em sete minerais – sódio, potássio, fósforo, magnésio, ferro, zinco e cálcio – para examinar seu impacto no risco de depressão.
Após a análise, os pesquisadores descobriram que participantes da Coreia do Sul e dos EUA com níveis mais altos de potássio apresentavam o menor risco de depressão. Como as populações desses países seguem dietas distintas, a associação sugere que a ingestão desse mineral pode desempenhar um papel importante na saúde mental.
Os autores alertam que o estudo não pode estabelecer causalidade. Por isso, mais estudos são necessários para confirmar os resultados.
De qualquer forma, o potássio equilibra os níveis de fluidos celulares, ajuda a controlar a pressão arterial, auxilia na contração muscular e transmite sinais nervosos no cérebro, por isso não é surpreendente que esse nutriente também possa ter efeito positivo sobre o humor.
Por estar presente em muitos vegetais e frutas, o potássio é um mineral que costuma faltar no cardápio de quem prioriza lanches rápidos e alimentos ultraprocessados.
Café da manhã: aveia com amêndoas e meia banana, além de 120 ml de suco de laranja fortificado com cálcio
Lanche da manhã: 1/2 xícara de damascos secos
Almoço: salada de espinafre, ovos cozidos, nozes e feijão
Lanche da tarde: 1 xícara de edamame
Jantar: 120 g de salmão com batata-doce e folhas de beterraba refogadas
Lanche da noite: iogurte grego natural com frutas vermelhas frescas
Embora a alimentação não seja o único fator importante quando se trata de saúde mental, o estudo recente reforça a evidência de que optar por alimentos saudáveis pode ajudar a regular o humor.
Fonte: MedicalNewsToday