Doutor Jairo
Leia » Alimentação

10 trocas de alimentos para uma dieta saborosa com baixo colesterol

A quinoa é uma semente que serve como uma substituta saborosa e saudável para arroz ou cuscuz - iStock
A quinoa é uma semente que serve como uma substituta saborosa e saudável para arroz ou cuscuz - iStock

Redação Publicado em 01/11/2022, às 12h00

Se você precisa diminuir o colesterol, não precisa sacrificar o sabor. A maioria das pessoas teme que "bom para o meu colesterol" signifique refeições sem graça, o que é um equívoco. Aqui estão algumas substituições simples que você pode fazer, com alimentos que você já consome, para ajudar a combater o colesterol sem perder o prazer de comer. 

1-Polvilhe nozes, evite croutons

Maiores ingestões de carboidratos altamente processados estão associadas a níveis mais altos de lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecido como colesterol ruim, diz a National Library of Medicine (NLM). Para uma salada mais saudável, substitua seus croutons (que podem ser ricos em gorduras não saudáveis e carboidratos altamente processados) por nozes, que são ricas em gordura poli-insaturada – uma gordura boa que pode reduzir o LDL e aumentar o HDL (colesterol bom). A NLM aconselha que quantidades moderadas de gordura poli-insaturada (e monoinsaturada) no lugar de gorduras saturadas e trans podem beneficiar sua saúde.

2-Beba vinho tinto, não coquetéis

Pesquisas, como um estudo em larga escala de 2017 publicado no American Journal of Circulation, sugerem que a ingestão moderada de álcool pode produzir um ligeiro aumento no colesterol HDL, o chamado colesterol bom, de acordo com a National Library of Medicine. Mas você pode querer trocar coquetéis por vinho tinto, que contém antioxidantes, como flavonoides, que reduzem o LDL e aumentam o HDL. Além disso, um estudo de 2022 publicado na Foods observou um aumento nas concentrações de HDL e nos níveis de serotonina e dopamina com o consumo de vinho. Dados os riscos do álcool, no entanto, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam que você limite sua ingestão diária a dois copos (para homens) ou um copo (para mulheres).

3-Mais edamame e nozes, menos queijo e bolacha

Para um lanche antes do jantar, pule os biscoitos e o queijo, com alto teor de gordura saturada – um dos principais culpados por trás do colesterol alto. Em vez disso, coloque algumas amêndoas, que demonstraram diminuir o LDL. Um estudo de 2017 da Penn State descobriu que comer amêndoas regularmente pode ajudar a aumentar os níveis de colesterol HDL, melhorando a forma como remove o colesterol ruim do corpo.

Há também a opção do edamame cozido (soja ainda na vagem verde), com baixo teor de gordura, que é um aperitivo comum em restaurantes japoneses. Uma xícara contém cerca de 25 gramas de proteína de soja, que se acredita que reduz ativamente o LDL em quantidades pequenas, mas significativas, de acordo com um estudo de 2019 do The Journal of Nutrition. Compre-os congelados, despeje-os em água fervente e escorra-os após 5 minutos: isso é tudo. Mas se você é um verdadeiro amante de queijo, escolher um com baixo teor de gordura também pode ser uma boa alternativa.

4-Vinagre e limão superam o molho de salada

Como você provavelmente sabe, encharcar uma salada com molho de salada com alto teor de gordura anula o propósito de fazer uma escolha alimentar saudável. De acordo com o Medline Plus, o colesterol está em alimentos de origem animal, como gema de ovo e laticínios de leite integral, frequentemente encontrados em molhos para salada. Em vez disso, opte por uma opção com baixo teor de colesterol, diz o Medline Plus, como azeite, vinagre ou suco de limão. O azeite é uma gordura mais saudável e melhor para o colesterol. Como todas as frutas e vegetais, os limões são uma opção de baixo colesterol.

5-Troque a manteiga por óleos vegetais

Uma colher de sopa de manteiga contém mais de sete gramas de gordura saturada – mais da metade da quantidade diária recomendada para uma dieta de 2.000 calorias/dia, de acordo com a Associação Americana do Coração (AHA). Ela também contém 10% do seu valor diário de colesterol na dieta, que, embora não seja tão prejudicial quanto se pensava (de acordo com um estudo de 2018 na Nutrients), é uma das principais fontes de colesterol alto (e aterosclerose). Assim, de acordo com a National Library of Medicine, a manteiga, outras gorduras animais e a margarina sólida podem não ser as melhores escolhas.

As alternativas são os óleos vegetais líquidos, como óleos de oliva, canola, girassol, milho e amendoim. Troque a manteiga por uma pasta à base de óleo vegetal; você substituirá a gordura ruim por uma gordura boa. E em vez de usar manteiga para untar a panela enquanto cozinha, experimente o azeite.

6-Use peru moído, não carne moída

A carne vermelha é uma fonte de gordura saturada e colesterol dietético – duas das principais fontes de colesterol no sangue. O peru moído contém metade da gordura saturada de 85% de carne moída magra, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), e pode  facilmente substitur a carne bovina na maioria das receitas.

7-Frango é bom, peixe é melhor

Embora tenham menos gordura saturada do que a carne vermelha, o peru e o frango não são totalmente isentos de colesterol. Uma das melhores estratégias para reduzir o colesterol por meio da dieta é comer mais peixe, que é muito pobre em gordura e contém ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o coração, diz a NLM.

8-Quinoa é uma alternativa saborosa ao arroz

Pessoas com colesterol alto vão adorar essa semente assim que perceberem os benefícios da quinoa. De origem sul-americana, serve como uma substituta saborosa e saudável para arroz ou cuscuz. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma xícara de quinoa cozida tem 15% menos carboidratos e 60% mais proteína do que uma quantidade comparável de arroz integral; também tem 25% mais fibra, o que pode ajudar a diminuir o colesterol no sangue.

9-Coma pipoca, não salgadinhos de tortilha

Chips de tortilha são frequentemente consideradas uma alternativa saudável às batatas fritas. Mas um lanche ainda melhor é pipoca caseira. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os chips de tortilha têm aproximadamente 3 gramas de gordura saturada por porção, enquanto a pipoca estourada (sem manteiga) contém pouco mais de 0,6 gramas de gordura saturada por porção, de acordo com o USDA.

10-Evite creme azedo gorduroso, prefira iogurte grego sem gordura

Seja usado como guarnição ou em um molho, o creme azedo adiciona uma dose de gordura saturada (pouco mais de 10 gramas por porção, de acordo com o USDA) às refeições saudáveis para o coração. Para cortar esse excesso de gordura, sem sacrificar o sabor ou a textura, troque o creme azedo por iogurte grego com baixo teor de gordura – um dos alimentos mais saudáveis do mundo e com pouco mais de uma grama de gordura saturada por porção, de acordo com o USDA. Praticamente qualquer receita que exija creme azedo pode ser feita com iogurte grego.

Fonte: Health

Veja também: