Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Pimentão é fonte de vitamina, potássio e fibra; confira mais benefícios

O consumo do pimentão vermelho é indicado para pessoas com diabetes por suas propriedades hipoglicêmicas - iStock
O consumo do pimentão vermelho é indicado para pessoas com diabetes por suas propriedades hipoglicêmicas - iStock

Pimentões têm muitas qualidades, por exemplo, são baixos em calorias e repletos de nutrientes. Todas as variedades são excelentes fontes de vitaminas A e C, potássio, ácido fólico e fibras. Além disso, os picantes animam os pratos mais comuns, tornando-os mais apetitosos. Pimentões vêm em todos os tamanhos e cores. Alguns aumentam o calor, enquato outros são doces.

Você já viu pimentões - verdes, laranjas, amarelos e vermelhos - no supermercado ou em um bufê de saladas. Os vermelhos contêm mais nutrientes, porque demoram mais para serem colhidos. Os verdes são colhidos antes de terem a chance de ficar amarelos, laranjas e depois vermelhos. Em comparação com os pimentões verdes, os vermelhos têm quase 11 vezes mais betacaroteno e duas vezes mais vitamina C.

Tipos de pimentão

Todos fazem parte da família capsicum. Eles começaram na América Latina há milhares de anos. São encontrados em todo o mundo e apreciados em uma ampla variedade de cozinhas. Alguns são conhecidos por seu calor ardente. Outros são doces o suficiente para comer como um lanche. De tão apreciados universalmente foram cultivados até na Estação Espacial Internacional.

Benefícios para a saúde

Os pimentões são baixos em calorias e ricos em nutrientes, incluindo várias vitaminas importantes, como a vitamina C. Você obterá 120 miligramas de vitamina C com apenas uma xícara de pimentão verde picado. A vitamina C ajuda o corpo a absorver ferro e curar feridas. Também pode desempenhar um papel na prevenção de uma variedade de condições, incluindo doenças cardíacas e câncer, como parte de uma dieta e estilo de vida saudáveis.

Outros benefícios do pimentão para a saúde, no contexto de um estilo de vida saudável, podem incluir:

-Pressão sanguínea mais baixa. Vários grandes estudos mostram que pessoas com altos níveis de vitamina C em seus corpos (com base na concentração deste nutirnete no plasma) são menos propensas a ter pressão alta, especialmente se tiverem uma dieta de alta qualidade.

-Boa saúde digestiva. Apesar de ter apenas 30 calorias em cada porção de xícara, o pimentão cru contém 2,5 gramas de fibras. A fibra dietética ajuda a promover a saúde digestiva, adicionando volume às suas fezes. Isso as torna mais fáceis de passar. Uma dieta rica em fibras também pode significar que menos probabilidade de ter hemorroidas.

-Risco reduzido de diabetes. Alimentos ricos em fibras, como os pimentões, diminuem a rapidez com que o açúcar é absorvido pela corrente sanguínea. A vitamina C também pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, embora isso tenha sido estudado com suplementos e não com pimentões. Lembre-se de que seu padrão alimentar geral é mais importante do que qualquer alimento em particular.

-O pimentão verde é rico em vitamina E, carotenoides e betacaroteno, que ajudam o organismo na prevenção de doenças, como cataratas e câncer de próstata, de pulmão, de intestino e de garganta. É uma importante fonte de vitaminas do complexo B, minerais (potássio, fósforo, magnésio e cálcio), ácidos graxos insaturados e bioflavonoides, isto é, componentes que são verdadeiros antioxidantes.

-O pimentão de cor amarela é repleto de vitamina C (mais do que nos demais pimentões de outras cores), sendo que 100 gramas desse alimento apresentam mais de 200% da quantidade mínima de ingestão diária recomendada desse nutriente (que é de 60 mg de vitamina C por dia). Possui ação expectorante, descongestionante, antibacteriana, indutor de termogênese (transforma parte das calorias dos alimentos em calor), além disso trabalha na dissolução de coágulos sanguíneos.

-Já o pimentão vermelho é rico em antioxidantes – como o licopeno – que contribuem para a redução de problemas cardiovasculares. Como o amarelo, também é rico em vitamina C e vitamina E. Ele é o tipo que apresenta maiores valores de ácido ascórbico e betacaroteno (11 vezes mais que o pimentão verde). Seu consumo é indicado para pessoas com diabetes por suas propriedades hipoglicêmicas, e também para aliviar os sintomas de quem sofre de psoríase.

Fontes: WebMD / Ceagesp

Veja também:

Cármen Guaresemin

Cármen Guaresemin

Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão.  @Carmen_Gua