Doutor Jairo
Leia » Comportamento

Como ter um novo hábito? Veja 5 dicas simples!

Para mudar um hábito é necessário ter consistência e paciência - iStock
Para mudar um hábito é necessário ter consistência e paciência - iStock

Redação Publicado em 17/01/2022, às 15h30

Com a chegada de um novo ano, também surge a vontade de mudar, seja adquirindo hábitos novos ou quebrando antigos que estão afetando a qualidade de vida

Muitos querem melhorar o condicionamento físico, cuidar da saúde mental ou parar de fumar, por exemplo. A verdade é que, em geral, janeiro sempre traz mais inspiração para “fazermos diferente”. Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. 

Por isso, trouxemos cinco dicas para te ajudar a conquistar um novo hábito, ou deixar para trás um antigo, sem desistir no meio do caminho.

Como os hábitos são formados? 

Hábitos são rotinas ou rituais que estão inconscientes ou que se tornaram quase automáticos. Em outras palavras, é uma prática que a pessoa repete tão regularmente que pode ser difícil mudar.

Um hábito pode, inclusive, ser praticado de forma inconsciente, como balançar a perna ou morder os lábios quando precisa fazer alguma coisa em público.

[Colocar ALT]
Conheça, aqui, alguns hábitos matinais que ajudam a emagrecer

O nosso sistema nervoso sensorial está sempre monitorando ações que podemos tomar e que vão entregar uma dose de dopamina em troca, um neurotransmissor de recompensa do cérebro que oferece a sensação de prazer. 

Assim, quando o cérebro reconhece um padrão, como uma conexão entre ação e satisfação, ele arquiva essa informação perfeitamente em uma área chamada gânglio basal. É nessa mesma região que desenvolvemos emoções e memórias, mas não é onde as decisões conscientes são tomadas.

Isso pode explicar por que, para muitas pessoas, os hábitos são tão difíceis de serem quebrados. Eles vêm de uma região cerebral que está fora do nosso controle consciente

Vale lembrar que só porque algo traz sensações de bem-estar no momento, não significa que seja bom para nossa felicidade a longo prazo, saúde, longevidade, relacionamentos sociais ou saúde mental. Da mesma forma, só porque algo é desconfortável, não significa que seja perigoso.

Confira:

Como começar um novo hábito (ou quebrar um antigo)

Não há uma fórmula mágica para quebrar um hábito “ruim” ou motivar-se a adotar um novo. Porém, existem algumas técnicas apoiadas pela ciência que podem ajudar a ter mais sucesso nessa jornada: 

1. Diga seu objetivo em voz alta

De acordo com algumas pesquisas, fazer afirmações positivas faz o cérebro “acender” porque ele realmente quer acreditar em tudo o que você está dizendo. Assim, falar seus objetivos em voz alta para si aumenta as chances de você realmente fazê-los, bem como ajuda a aumentar seu senso de autoestima.

2. Troque um novo hábito por um antigo

Em vez de parar de uma vez só com um hábito, é muito mais eficaz começar a substituí-lo aos poucos ou ajustar pequenas partes. Se você sempre bebe um copo de uísque todos os dias à noite, por exemplo, mantenha o horário e o recipiente, mas troque a bebida.

3. Dê pequenos passos (para começar!)

Não há nada de errado com grandes e audaciosos objetivos, é claro. Mas é preciso haver conquistas menores ao longo do caminho. Alcançar até mesmo um pequeno objetivo pode oferecer a dose de dopamina suficiente para reforçar o comportamento e te impulsionar ao próximo passo.

Uma vez que você tenha seu pequeno hábito enraizado, por exemplo, comprometendo-se a meditar, começando com o objetivo de um minuto por dia, fica mais fácil expandir ou contrair conforme você precisa.

4. Adicione a uma rotina existente

Tenha um hábito que você já pratica e adicione algo positivo a ele. Esse método é conhecido como “empilhamento de hábitos”. Por exemplo, se você faz uma pausa em algum momento do dia para fazer um lanchinho, que tal aproveitar e fazer uma breve caminhada pelo quarteirão ou pelo quintal de casa enquanto isso? 

5. Dê um tempo a si 

Se você está tentando construir um novo hábito positivo ou acabar com um antigo, é necessário ter paciência.

Realmente existem pessoas que conseguem mudar na primeira tentativa, mas nem todas são assim. Pesquisas já relataram, por exemplo, que a maioria dos indivíduos que fuma tenta parar de fumar de oito a 11 vezes antes de conseguir interromper o hábito de fato. 

Seja gentil consigo enquanto tenta quebrar um padrão. Voltar ao hábito não significa que você falhou. A consistência virá com a prática, assim como o sucesso.

Fonte: Healthline 

Veja também: