8 hábitos que prejudicam seu cérebro

Órgão mais importante do corpo humano, o cérebro tem um papel preponderante em todas as funções do corpo, por isso precisamos cuidar muito bem dele.

Veja oito erros comuns e possíveis soluções para proteger sua saúde cerebral.

A  falta crônica de sono  é um fator de risco conhecido para o alzheimer e outras formas de demência. Se você tem problemas para dormir, evite álcool, cafeína e eletrônicos à noite.

1

Dormir mal

Os humanos são programados para o contato social, e quem cultiva conexões consegue adiar o declínio cognitivo. Procure uma atividade que envolva outras pessoas.

2

Se isolar

Tudo o que faz mal para o coração também prejudica o seu cérebro. Por isso, fuja da comida lixo e capriche nas frutas, vegetais, grãos e sementes, que são ricos em antioxidantes.

3

Comer mal

A perda auditiva em adultos mais velhos está associada a problemas cerebrais, talvez porque seja preciso um esforço extra para compreender os sons ao redor.

4

Usar fone com volume máximo

Quanto mais tempo sem exercícios regulares, maior o risco de demência. Meia hora de caminhada rápida no bairro de segunda a sexta já resolve.

5

Ser sedentário

O cigarro pode encolher seu cérebro, além de elevar o risco de derrames e demência. Para largar o tabagismo, procure um especialista.

6

Fumar

Mesmo que você tenha uma dieta saudável, comer demais leva ao excesso de peso, o que também pode ter impacto na saúde cerebral. Reduza as porções.

7

Comer muito

8

Passar muito tempo em ambiente fechado

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Cármen Guaresemin e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: WebMD

Créditos: iStock e Tenor