Doutor Jairo
Leia » Saúde

15 erros que até as pessoas saudáveis cometem

Erro bem comum: limpar a orelha com hastes flexíveis pode perfurar o tímpano se o objeto for longe demais - iStock
Erro bem comum: limpar a orelha com hastes flexíveis pode perfurar o tímpano se o objeto for longe demais - iStock

Redação Publicado em 24/09/2021, às 11h00

Você procura se alimentar direitinho, costuma se exercitar com frequência, cultiva boas amizades e se diverte sempre que pode. Agindo assim, tem tudo para pensar que é uma pessoa saudável, que possui bons hábitos. Mas pode não ser bem assim. Há algumas coisas que você pode estar fazendo erradamente e nem percebe. Confira abaixo uma lista com 15 dos erros mais comuns que a maioria das pessoas comete:

1. Dormir muito pouco

Isso pode deixá-lo mal-humorado e distraído no dia seguinte, tornando difícil se concentrar. Mas a perda de sono em longo prazo está ligada à demência, doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Você também pode adicionar problemas com seu sistema imunológico, depressão e ansiedade e dor contínua a essa lista. Adultos precisam de sete a oito horas de sono por noite. Crianças e adolescentes precisam de ainda mais. Fale com seu médico se tiver problemas para dormir o suficiente. Um tratamento pode ajudar. Você pode incluir mudanças no estilo de vida, medicação, terapia ou uma mistura de todos os três.

2. Não beber água 

Seu corpo envia sinais quando você está com fome ou com sede. Mas é fácil confundir os dois. Ambas as sensações podem te dar dor de cabeça ou fazer você se sentir cansado e confuso. Da próxima vez que quiser comer, tente engolir um copo d'água primeiro. Outros sinais que você precisa de mais fluido incluem olhos, pele e boca secos, xixi escuro ou não fazer muito xixi.

3. Sentado tempo demais

Taxas mais altas de morte por doenças cardíacas, câncer e outras causas relacionadas à saúde estão ligadas ao ficar sentado por mais de seis horas por dia. Quebre isso com um ou dois minutos de caminhada a cada meia hora. Há evidências de que pelo menos uma hora de atividade física por dia pode compensar alguns dos efeitos colaterais de ficar sentado por muito tempo. Ou pense em conseguir uma mesa alta em que você também possa ficar em pé parte do tempo. Se você usa uma cadeira de rodas ou tem outros problemas de mobilidade, pergunte ao seu médico ou a um fisioterapeuta quais atividades são certas para você.

4. Escovar dentes logo após comer

Espere uma hora para escovar depois de uma refeição ou de beber, especialmente se for algo ácido. Isso porque o ácido pode suavizar o esmalte, o revestimento protetor de seus dentes. Você pode jogar água ao redor da boca ou mastigar um pedaço de chiclete sem açúcar enquanto espera que ele endureça. Alimentos e bebidas ácidas incluem frutas como laranjas e limões, doces azedos e água ou refrigerante (regular ou sem açúcar).

5. Usar hastes flexíveis no ouvido

Você pode acabar empurrando cera mais profundamente para dentro do canal auditivo. E pode perfurar seu tímpano se o cotonete for longe demais. Isso pode causar perda auditiva. Sua orelha é muito boa em limpar a si mesma. Mas é possível fazer mais cera do que o normal. Se isso acontecer com você, pergunte ao seu médico o que fazer. Ele dirá como se livrar da cera com segurança.

6. Limpeza com peróxido ou álcool

Pode parecer uma boa ideia limpar sua ferida com um poderoso antisséptico. Mas isso pode machucar ainda mais. A melhor maneira de limpar pequenos cortes ou arranhões é simples: use sabão suave e água corrente. Em seguida, coloque uma camada de vaselina sólida sobre eles para mantê-los úmidos. Você não quer que uma cicatriz se forme. Consulte um médico se não consegue parar o sangramento sozinho. Você pode precisar de pontos.

7. Não usar protetor solar o ano todo

A luz ultravioleta (UV) é a principal causa de câncer de pele. E os raios UV do sol brilham o ano todo. Para quem tem pele clara, leva apenas cerca de 10-15 minutos para obter danos solares. Mas não importa a cor da sua pele, é uma boa ideia usar protetor solar sempre que você sair, mesmo que esteja nublado. Tenha cuidado extra em torno de neve, areia ou água. Eles podem refletir os raios solares. Use protetor solar com um FPS de 30 ou mais. Cubra todas as áreas de pele exposta, incluindo seus lábios e orelhas.

8. Não tomar todas as vacinas

Vacinas protegem você de muitas doenças. Mas sua saúde não é a única coisa em jogo. Vacinas diminuem as chances de espalhar doenças para outros. Isso é importante porque certos grupos são mais propensos a adoecer muito, como bebês, crianças pequenas, idosos e aqueles com certas condições de saúde ou sistemas imunológicos enfraquecidos. As vacinas que você precisa mudam à medida que você envelhece. Pergunte ao seu médico quais são as melhores para você e sua família.

[Colocar ALT]
A luz do aparelho pode confundir seu relógio biológico - iStock

9. Olhar o celular antes de dormir

Todos usamos dispositivos digitais para diversão. Mas se envolver com seu telefone à noite pode tornar mais difícil para seu cérebro e corpo relaxarem. Smartphones e tablets emitem luz azul. Muito dessa luz “diurna” pode confundir o relógio do seu corpo e atrasar a liberação de hormônios do sono como a melatonina. Tente colocar o aparelho em outro quarto se você não se contém e o pega da cabeceira. Se você usa o celular para acordar, pode comprar um despertador.

10. Não verificar interações medicamentosas

Algumas coisas podem mudar o modo como sua medicação funciona. Isso inclui alimentos, suplementos e outras drogas. Algumas dessas interações podem tornar seu medicamento menos eficaz ou causar efeitos colaterais indesejados. Leia sempre os rótulos de advertência que vêm com medicamentos com ou sem prescrição. Seu farmacêutico também pode dizer o que evitar.

11. Não limpar sua garrafa de água

Sua garrafa de água reutilizável ajuda você a fazer menos lixo. Mas pode atrair germes se você não lavá-la. Você deve limpá-la com água e sabão todos os dias, ou pelo menos nos dias em que você usá-la. Enxágue todo o sabão e deixe secar durante a noite. Passe pela lava-louças, se possível. Você também pode higienizar sua garrafa enchendo-a com cerca de 3-4 colheres de sopa de vinagre branco e água. Deixe a mistura sentar na sua garrafa durante a noite. Enxágue e seque pela manhã.

12. Beber refrigerante diet

Refrigerante sem açúcar é baixo em calorias. Mas não tem outros benefícios para a saúde. Alguns especialistas alertam para não beber qualquer quantidade de refrigerante artificialmente adoçado. Provavelmente não há problema em tomar um refrigerante diet por dia, mas seu médico prefere que você beba água quando estiver com sede. Adicione um pouco de fruta para dar sabor. Experimente chá ou café preto para receber aquele impulso da cafeína.

13. Ignorar sua saúde mental

Todo mundo fica sobrecarregado às vezes. Mas o estresse mental contínuo pode causar muitos problemas de saúde. Pode enfraquecer seu sistema imunológico e aumentar sua chance de adoecer, como doenças cardíacas, diabetes e depressão ou ansiedade. Há muitas maneiras saudáveis de relaxar, incluindo exercícios, meditação e conexão com amigos ou familiares. Seu médico ou um psiquiatra ou psicólogo podem lhe dar algumas ideias também.

14. Usar cigarros eletrônicos

Cigarros eletrônicos, que são proibidos no Brasil, mas mesmo assim podem ser encontrados, provavelmente não são tão ruins para você como cigarros normais. Mas eles não são inofensivos. Vaping expõe seu corpo à nicotina. E você pode ter sintomas desconfortáveis de abstinência quando esse químico viciante deixar seu corpo. Nicotina também aumenta suas chances de ataque cardíaco. Mais pesquisas são necessárias, mas há evidências de que o vaping está ligado a doenças pulmonares crônicas e asma. Se você fuma cigarro normal ou eletrônico, pergunte ao seu médico sobre maneiras de ajudá-lo a parar.

15. Não dizer a verdade ao médico

Quem não se lembra do Dr. House, na série de mesmo nome, falando a famosa frase “todo mundo mente”? Se você é como muitas outras pessoas, também deve esconder coisas do seu médico. Mas você será melhor atentido se der mais informações a ele. Se você fuma, não se exercita, ou não quer mudar sua dieta, seja honesto sobre isso. Seu médico não deve julgá-lo. Em vez disso, ele deve trabalhar com você para encontrar maneiras de você se manter saudável.

Fonte: WebMD

Veja também: