Redação Publicado em 21/05/2025, às 10h00
Dizem que o cabelo de uma mulher é sua glória suprema. Cedo ou tarde, essa coroa começará a ficar grisalha. Nesta hora, ela se depara com uma decisão: banir os fios grisalhos com tintura ou arrasar com uma juba prateada? Seja qual for a escolha, seria interessante conhecer esses 17 fatos sobre os fios grisalhos para manter o cabelo com a melhor aparência e sensação possíveis.
1-A ciência dos grisalhos
Seus folículos capilares possuem células pigmentares que produzem melanina, uma substância química que dá cor ao cabelo. À medida que envelhecemos, essas células começam a morrer. Sem pigmento, novos fios de cabelo crescem mais claros e assumem vários tons de cinza, prateado e, eventualmente, branco. Uma vez que um folículo para de produzir melanina, ele não produzirá fios coloridos novamente.
2-Quando e por que acontece
Você pode culpar o trabalho estressante ou a adolescência indisciplinada pelos seus cabelos grisalhos. Mas são principalmente os seus genes que determinam o quão cedo e com que rapidez isso acontece. Então, se algum dos seus pais tinha cabelos grisalhos aos 30 anos, há uma boa chance de que você também tenha.
3-Como a etnia desempenha um papel
Em média, pessoas brancas começam a ter cabelos grisalhos por volta dos 35 anos. Asiáticos começam por volta dos 30 anos. E afrodescendentes geralmente não percebem mudanças de cor até os 40 anos.
4-Quando se considera o grisalho ser prematuro?
Algumas pessoas ficam grisalhas dez ou mais anos antes do que a média das outras. É prematuro se você ficar grisalho antes de:
5-Problemas de saúde deixam os cabelos grisalhos?
Podem, sim. Essas condições incluem:
6-Estresse deixa o cabelo grisalho
Não diretamente. Mas o estresse pode causar uma condição que faz com que seu cabelo caia cerca de três vezes mais rápido do que o normal. É possível que, quando seu cabelo voltar a crescer, ele esteja grisalho em vez da cor original.
7-A ligação com o fumo
Acender um cigarro afeta seu corpo da cabeça aos pés. Isso inclui os cabelos. Um estudo mostrou que fumantes têm 2,5 vezes mais chances de ficarem grisalhos antes dos 30 anos do que não fumantes. O cigarro também pode fazer com que os fios prateados pareçam amarelados.
8-Arrancar ou não arrancar…
Há uma velha história que diz que se você arrancar um fio grisalho, três crescerão de novo. Isso não acontece. Mesmo assim, não faça isso. Você está apenas adiando o inevitável: outro fio grisalho o substituirá. Além disso, arrancar pode danificar tanto os folículos capilares que eles param de crescer. Isso pode fazer com que sua juba pareça rala com o tempo.
9-Cabelos grisalhos são diferentes
Os cabelos grisalhos são mais finos do que os cabelos com coloração natural porque sua cutícula é mais fina. Seu cabelo precisa dessa proteção natural contra água, raios ultravioletas do sol, umidade, produtos químicos e calor. Sem essa barreira, seu cabelo perde água. Assim, seus fios grisalhos ficarão secos, frágeis e ásperos. O cabelo afro tende a ser mais propenso a danos, em comparação com o de asiáticos e brancos.
10-Domine os fios
Tratamentos hidratantes e óleos capilares podem combater os fios brancos, opacos e secos. Produtos antifrizz também podem ajudar. O calor e a luz de lâmpadas ou do sol podem "descolorir" os cabelos grisalhos e deixá-los amarelados. Pergunte ao seu cabeleireiro como evitar isso. Um xampu com tom roxo pode ajudar a manter seus fios com um prateado vibrante.
11-Cuidados especiais para cabelos afro
O cabelo de pessoas negras geralmente é mais fino, seco e quebra com mais facilidade, em comparação com o cabelo de pessoas de outras raças. Portanto, penteie e trate-o com cuidado, especialmente se você usa produtos químicos para relaxar os fios. Hidrate-os com um condicionador leve que penetre nos fios, em vez de lanolina ou outros tratamentos oleosos que simplesmente revestem os fios.
12-Camuflagem sem tintura...
Se você tem apenas alguns fios brancos, pode escondê-los com criatividade. Use uma faixa bonita na cabeça, por exemplo. Ou mude o penteado — divida-o onde há menos fios brancos. Se você tem cabelo comprido, use um coque para esconder a raiz grisalha.
13- ...ou simplesmente pinte!
Você pode fazer isso sozinha com kits vendidos em farmácias e perfumarias. Procure produtos específicos para cabelos grisalhos. Tinturas permanentes cobrem melhor as raízes mais difíceis do que colorações semipermanentes. Se você puder pagar, opte por uma coloração no seu salão de beleza preferido. Se alguns dos seus fios brancos não absorverem a cor, tente usar um tom mais claro que se misture com eles.
14-Cobertura herbal
Se você se preocupa com os danos causados por tinturas químicas, considere usar henna natural. Ela pode adicionar um brilho vermelho, castanho ou preto a qualquer textura de cabelo. Pigmentos em pó das folhas da planta podem funcionar bem para camuflar suas raízes grisalhas.
15-Aposte no natural
Se você está pronta para abandonar a tintura, pode adotar os fios grisalhos com elegância enquanto eles crescem. Pergunte ao seu cabeleireiro quantos fios grisalhos você realmente tem. Se forem muitos, você pode clarear os fios com luzes para minimizar o crescimento. Ou você pode trocar uma coloração permanente por uma demicolor menos opaca, o que pode fazer com que os fios grisalhos imitem as luzes e se misturem melhor com o resto do cabelo.
16-Membros da realeza não pintam o cabelo
Sim, existe uma certa restrição no uso de tinturas de cabelo por membros da realeza, especialmente no que diz respeito a cores e estilos que possam ser considerados extravagantes ou que desviem significativamente da cor natural dos cabelos. A realeza britânica, em particular, segue um protocolo que enfatiza a manutenção de uma imagem formal e profissional, o que inclui a preservação da cor natural dos cabelos.
17-Acerte no corte
Arrase com um corte incrível, com muito estilo e textura, e apare a cada seis a oito semanas. Mulheres 100% grisalhas costumam usar o cabelo curto. Mas considere camadas longas. Elas podem ser lindas e adicionar movimento a cabelos saudáveis e leves.
Fonte: WebMD