Doutor Jairo
Leia » Dermatologia

Cabelos ficam mais finos e menos pigmentados com envelhecimento

A quantidade de cabelo que você pode ter no decorrer da vida depende do número de folículos pilosos - iStock
A quantidade de cabelo que você pode ter no decorrer da vida depende do número de folículos pilosos - iStock

Você sabia que os cabelos também envelhecem? Quando pergunto isso, não estou me referindo apenas ao surgimento de fios brancos.

Viemos ao mundo com o número de folículos pilosos contados, ou seja, no seu nascimento você já tem todos os seus folículos pilosos ali no seu couro cabeludo, e a quantidade de cabelo que você pode ter no decorrer da vida depende da produção de cada um deles.

Nada é capaz de aumentar o número de folículos, pelo menos por enquanto. Quando caminhamos pela infância e adolescência, os cabelos tendem a aumentar progressivamente de espessura, ou seja, vão ficando mais grossos. Mas, assim como a pele, com o passar dos anos, o cabelo muda, especialmente em relação à espessura e quantidade de fios. Por volta dos 35 anos, eles começam a fazer o caminho inverso e vão ficando mais finos e menos pigmentados.

Além disso, a quantidade de fios também começa a diminuir, uma vez que alguns folículos deixam de funcionar e produzir cabelo. Isso justifica o menor volume capilar visto em idosos. Outros fatores que podem contribuir para essa diminuição é a baixa nos hormônios e a diminuição da absorção proteica, que culminam em cabelos mais finos.

Não há como prevenir o envelhecimento dos cabelos, mas podemos cuidar dos fios para que seu aspecto se mantenha saudável e bonito ao longo dos anos. Hábitos saudáveis contribuem muito para esse fim, especialmente alimentação balanceada, rica em nutrientes diversos e proteínas, proteção solar dos fios, além de ficar longe das químicas, especialmente daquelas que utilizam formol. Como os cabelos ficam mais finos ao longo dos anos, cuidado também com os descolorantes, que podem deixar os fios ainda mais finos! E, na dúvida, procure seu dermatologista de confiança: cabelo fino não é sinônimo de calvície!

Confira:

Brancos e grisalhos

Agora falando sobre a coloração dos fios, aos 50 anos de idade, de 6 a 23% da população já terá 50% dos cabelos brancos. E por que isso acontece? Após os 30 anos de idade, a cada década, perdemos de 10 a 20% das células produtoras de pigmento. Isso, ao longo dos anos, vai tornando os cabelos grisalhos, e muitas vezes, em poucos anos, brancos por inteiro.

E quando o assunto são os brancos, em muitas ocasiões ouvimos que homens grisalhos são charmosos e mulheres que assumem os brancos são descuidadas com a própria aparência. Nos últimos tempos temos visto muitas mulheres fugindo dos padrões impostos pela sociedade e arrasando com os brancos! Esses fios costumam ser mais grossos, ondulados e rebeldes, além de mais porosos. Por isso, requerem cuidado especial:

1- Use e abuse de óleos capilares vegetais;

2- Ao secar ou fazer chapinha, use protetor térmico;

3- Hidrate semanalmente;

4- Use shampoo matizador para tirar o aspecto amarelado;

5- Faça um corte bem moderno e arrase!

*Jaqueline Zmijevski é dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pós-graduada em Medicina Estética e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB). A médica também é membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Associação Brasileira de Medicina Estética. Instagram: @dermato.jaqueline

Jaqueline Zmijevski (dermatologista)

Jaqueline Zmijevski (dermatologista)

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pós-graduada em Medicina Estética e fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB). A médica também é membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Associação Brasileira de Medicina Estética. Instagram: @dermato.jaqueline