Doutor Jairo
Leia » Alimentação

11 alimentos que ajudam a matar a sede

Tomate tem o equilíbrio certo entre sódio e água para manter as pessoas hidratadas - iStock
Tomate tem o equilíbrio certo entre sódio e água para manter as pessoas hidratadas - iStock

Existem muitos motivos para se manter bem hidratado. Por um lado, se você chegar um pouco perto da desidratação, seus níveis de energia cairão, tornando difícil se concentrar em praticamente qualquer coisa. Para evitar os efeitos colaterais ao enfrentar um período de seca, o necessário é tentar deixar os níveis ideais.

A cor da sua urina é frequentemente considerada um indicador confiável do seu estado de hidratação. Quando é mais escura, geralmente indica que você precisa beber mais líquido. Mas, às vezes, a ideia de beber mais um copo de água é insuportável. Quando você precisar de uma pausa no H2O, tente estas outras maneiras surpreendentes para saciar sua sede.

1. Melancia

Provavelmente, a fruta de verão favorita de todos. E ela não é apenas composta por 92% de água, mas também é uma importante fonte de licopeno, um antioxidante que pode reduzir o risco de câncer de próstata em um homem. Outros benefícios para a saúde incluem vitaminas C, A e B6. Para um impulso pós-treino extra refrescante, corte-a em cubos ou retire bolas usando uma colher de melão (corte a casca para economizar espaço) e coloque no freezer. Você pode comê-la congelada (terá gosto de raspadinha doce) ou descongelá-la lentamente na geladeira durante a noite.

2. Alface

Ela contém um impressionante teor de água de 95%, o que a torna o verde ideal para hidratar, com a alface romana liderando como a mais hidratante. Para colher os melhores benefícios, opte pelas folhas verdes folhosas, onde há uma maior contagem de água. Um estudo publicado no Journal of Food Science descobriu que cabeças de alface manteiga armazenadas após a colheita continham maior teor de água na seção externa das folhas, mas que a água desaparecia mais rapidamente nas folhas externas do que nas internas, mais resistentes. Portanto, é melhor comer as folhas externas um ou dois dias após a compra, quando o teor de água estiver no máximo.

3-Melão

Diurético, possui ainda propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Pelo alto teor de potássio, possui também ação cardioprotetora, ajudando a equilibrar os níveis de pressão arterial, e fibras, que auxiliam na regulação do intestino, melhorando também o desconforto causado pela constipação

4. Peito de frango

Você sabe como quando deixa o frango descongelado na geladeira, a água se acumula no prato? Isso ocorre porque a carne de frango branca contém impressionantes 69% de água antes do cozimento e retém 66% após ser cozida. Em uma geladeira doméstica regulada para 40° ou menos, ainda mais líquido vazará do produto. Como quanto mais tempo um produto permanecer na geladeira, mais líquido será liberado das células musculares, você deve cozinhá-lo logo após comprá-lo para obter o máximo benefício de hidratação.

5. Água de coco

Um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise deu à água de coco um grande sinal positivo para repor os fluidos corporais tão bom quanto as bebidas esportivas – e ainda melhor que a água. A água de coco, que não deve ser confundida com seu primo de alto teor calórico, o leite de coco, é a água extraída de cocos verdes e jovens. Ele contém potássio e às vezes é enriquecido com adição de sódio, o que ajuda pessoas ativas a reter água quando transpiram. Comparada às bebidas esportivas típicas, tem menos calorias e menos sódio, mas maior quantidade de potássio. Desde que você goste do sabor, a água de coco pode ser melhor para mantê-lo hidratado para exercícios recreativos leves do que uma bebida esportiva ou água, de acordo com estudos recentes. Geralmente é encontrado sem adição de açúcares, mas contém cerca de 60 calorias por porção de 360 ml.

6. Aveia

A aveia seca por si só não é um alimento hidratante, mas adicione água ou leite para cozinhar e a alquimia para matar a sede não demora mais do que alguns minutos. A aveia seca é incrivelmente absorvente e a fibra solúvel é conhecida por manter os níveis de açúcar no sangue uniformes e ajudar a reduzir o colesterol ruim. Uma escolha perfeita para cafés da manhã que ajudam na hidratação quando você está em uma trilha ou caminhada, por exemplo.

7. Arroz

Assim como a aveia, começa seco e não comestível, apenas para ficar fofo com água durante o processo de cozimento - oferecendo um lado hidratante a qualquer refeição. A receita típica é uma parte de arroz para duas partes de água e uma pitada de sal. Uma xícara de arroz branco cozido pesa aproximadamente 177 gramas e, desses, 133 gramas são água. Além disso, o sal adicionado ajudará seu corpo a reter a água muito depois de a comida acabar.

8. Abacate

Eles já são um superalimento repleto de nutrientes, mas quem diria que contêm entre 60%-70% de água? Naturalmente ricos em vitaminas E, B, folato e fibras, são uma ótima maneira de aumentar a ingestão tradicional de água.

9. Suco de tomate

Ele tem o equilíbrio certo entre sódio e água para manter as pessoas hidratadas e, estranhamente, um estudo conduzido por pesquisadores na Alemanha descobriu que as pessoas percebem que ele tem um sabor muito melhor em aviões. Nutrientes bônus: todo o licopeno presente no tomate é ótimo para a próstata. Portanto, aproveite e o beba quando sentir a sede tomar conta.

10. Iogurte

Uma xícara de iogurte contém um impressionante teor de água de 85%, além de outros benefícios nutricionais, como bactérias boas para o intestino e cálcio para os ossos. O iogurte estilo suíço vence na área de hidratação sobre os iogurtes gregos coados, mas tem cerca de metade da proteína. Opte por um iogurte suíço pós-treino para repor a ingestão de líquidos e aumentar a sua energia.

11-Frutas cítricas

Ricas em vitamina C, além de serem antioxidantes, frutas como laranja, tangerina e limão atuam diretamente na formação do colágeno da pele, ajudando a mantê-la firme e saudável. Além de ricas em vitaminas, as frutas cítricas também são ricas em água, e podendo ser consumidas na forma de sucos, elas também se tornam grandes aliadas na hidratação e proteção da pele.

Fonte: Men's Journal

Cármen Guaresemin

Cármen Guaresemin

Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão.  @Carmen_Gua