Itens ricos em vitamina C e antioxidantes favorecem o colágeno e combatem radicais livres
Redação Publicado em 01/08/2025, às 10h00
Você já deve ter ouvido que a beleza vem de dentro, certo? E a frase tem um fundo de verdade. Isso porque a conexão entre nutrição e beleza da pele, ou melhor, o efeito da nutrição no envelhecimento da pele, tem sido um campo de pesquisa ao longo dos últimos anos.
O envelhecimento cutâneo consiste em dois processos, intrínseco e extrínseco. Prevenir é a forma mais eficaz de combater os efeitos do tempo na saúde da pele, e a melhor estratégia de autocuidados é ter um estilo de vida estruturado com ingestão alimentar de qualidade, com boas quantidades de antioxidantes, alimentos anti-inflamatórios, boas fontes de proteínas, vitaminas e minerais essenciais e gorduras saudáveis.
Nesse sentido, alguns nutrientes são fundamentais. Veja alguns alimentos que são ideais para quem quer adiar o envelhecimento:
Eles são ricos em ácidos graxos, que combatem a inflamação e promovem uma pele macia e flexível. Também contêm uma variedade de nutrientes essenciais que podem prevenir o envelhecimento, incluindo vitaminas K, C, E e A, complexo B e potássio. O alto teor de vitamina A pode ajudar a eliminar células mortas, deixando uma pele linda e brilhante. Seu teor de carotenoides também pode ajudar a bloquear as toxinas e os danos dos raios solares, e ajudar a proteger contra o câncer de pele. Além disso, eles contêm compostos únicos chamados álcoois graxos poli-hidroxilados. Eles podem combater a inflamação, proteger a pele do sol, e ajudar a reparar o DNA danificado. Seu alto teor de gordura monoinsaturada, e os antioxidantes luteína e zeaxantina, fornecem proteção adicional à pele e ao DNA.
Essa verdura atua como um antisséptico interno, aumentando a circulação e distribuição de minerais a todas as células, resultando em maior oxigenação da pele. Rico em antioxidantes, o agrião neutraliza os radicais livres prejudiciais, reduzindo as linhas de expressão, as rugas finas. Os isotiocianatos do agrião também podem prevenir o câncer de pele. Esses compostos interferem nas células malignas, e restauram a função celular normal.
Essas oleaginosas são ótimas fontes de vitamina E, ajudam a reparar o tecido da pele, reter a umidade e proteger dos raios UV. As amêndoas contêm ácidos graxos ômega-3, um anti-inflamatório que ajuda a fortalecer as membranas celulares da pele contra danos dos raios solares. Além disso, fornecem fibras, gorduras essenciais e proteínas. Elas são responsáveis por deixar a cútis macia e flexível, além de dar um brilho natural e aparência mais lisa. Portanto, se você ainda não adicionou amêndoas na alimentação, faça isso logo para obter uma pele naturalmente brilhante e saudável.
A cor laranja da batata-doce vem do antioxidante betacaroteno, que é convertido em vitamina A, e pode ajudar a restaurar a elasticidade da pele, promover a renovação das células mortas e contribuir para uma pele macia e com aparência saudável. Ela também é rica em vitamina C e vitamina E, ambas muito importantes para manter a pele saudável, brilhante e flexível. A vitamina C ajuda a aumentar o colágeno, que fortalece a pele. Os antioxidantes presentes na batata-doce também são responsáveis pelo brilho natural da pele. O tubérculo é uma fonte rica em antocianinas, que ajudam a prevenir manchas escuras, mantendo a atividade dos radicais livres sob controle.
Os cuidados com a pele não incluem apenas brilho, mas também imunidade. Uma vez que o brócolis é uma fonte de antioxidantes e nutrientes, como a vitamina C, e minerais como cobre e zinco, ele ajuda a manter a pele saudável.Isso significa que também protege a pele contra infecções, além de manter o brilho natural. A vitamina C auxilia na produção de colágeno, tornando a pele mais jovem. Os brócolis contêm uma substância chamada glucorafanina que é convertida em sulforafano, auxiliando na reparação da pele, tornando-a mais saudável. Assim, comer brócolis renova a pele mais rapidamente e dá à tez um belo brilho natural.
Ele é hidratante e cheio de antioxidantes, que ajudam a oxigenar e reabastecer o corpo todo. Também é rico em vitaminas A, C, E, K, magnésio, ferro heme e luteína. O alto teor de vitamina C dessa folha verde aumenta a produção de colágeno para manter a pele firme. A vitamina A promove cabelos fortes e brilhantes, enquanto a vitamina K ajuda reduzir a inflamação nas células.
Assa fruta é rica em vitaminas A, C, K, E e complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Fonte de antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres, retardar os sinais de envelhecimento, reduzir as rugas e linhas de expressão, diminuir a acne (principalmente em adolescentes) e melasmas.
Essas frutas vermelhas são ricas em vitaminas A, C e antocianina. Estes antioxidantes combatem os radicais livres da exposição ao sol, estresse e poluição, moderando a resposta inflamatória, e prevenindo a perda de colágeno, que podem causar danos à pele ao longo do tempo, e acelerar o processo de envelhecimento. também contêm quantidades significativas de zinco e ferro, ambos elementos amigos da pele.
Eles são ricos em antioxidantes chamados carotenoides, além de vitamina C, que ajuda na produção de colágeno. Os carotenoides são pigmentos vegetais responsáveis pelas cores vermelha, amarela e laranja em muitas frutas e vegetais. Eles têm uma variedade de propriedades anti-inflamatórias, e pode ajudar a proteger a pele da luz solar, poluição e toxinas ambientais.
A atividade antioxidante dessa fruta parece ser ainda maior do que a do chá verde. Além disso, são ricas em vitamina C, que protegem nosso corpo dos danos dos radicais livres, e ajudam a reduzir os níveis de inflamação. Essas frutas contêm um composto chamado punicalaginas, um antioxidante que pode ajudar a preservar o colágeno da pele, retardando os sinais de envelhecimento. Eles também ajudam a proteger a pele dos danos do sol. Além do mais, os pesquisadores sugerem que diferentes partes da romã podem trabalhar juntas para reparar a pele danificada e aumentar a produção de colágeno.
Eles fazem mais que apenas adicionar sabor à comida. Contêm vários compostos que podem ter efeitos benéficos à saúde. Pesquisas sugerem que algumas especiarias podem até mesmo ajudar a pele a parecer mais jovem. É o caso da canela, que demonstrou incrementar a produção de colágeno, e aumentou a firmeza e elasticidade da pele. Já o gengibre contém gingerol, composto que tem efeitos anti-inflamatórios que podem ajudar a prevenir manchas senis, que se desenvolvem devido à exposição ao sol.
Fonte: Adriana Stavro, nutricionista funcional e fitoterapeuta
Estudo brasileiro mostra que quiabo pode prevenir obesidade
Por que você deve consumir mais alimentos ricos em polifenóis
Colágeno realmente combate o envelhecimento?
Fios de PDO funcionam mesmo?